O Campeonato Brasileiro se aproxima de sua rodada final ainda com disputa por um lugar na Libertadores do próximo ano. Mas, para Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória, os clubes envolvidos, é preciso ficar com um olho na competição e outro na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, a Ponte Preta começa a decidir o título com o Lanús, e caso o time brasileiro seja campeão, se garantirá na Libertadores de 2014, e o Brasileiro, automaticamente, fica com uma vaga a menos. 

Chances para a Libertadores com três vagas no Brasileiro_2 (Foto: Editoria de Arte)Dados fornecidos pelo matemático Oswald de Souza (Foto: Editoria de Arte)

Como a segunda partida da final é apenas no dia 11, depois da última rodada do Brasileirão, o ideal para não correr riscos é terminar pelo menos na terceira posição e, assim, garantir vaga independentemente da sorte da Macaca. Nesta disputa, a briga fica acirrada, com Cruzeiro e Grêmio já garantidos. Segundo o matemático Oswald de Souza, o Furacão tem 67% de chances de terminar entre os três primeiros, enquanto a probabilidade de ir à Libertadores em caso de quatro vagas é de 86%. O Goiás vê suas chances caírem, de 61% com quatro vagas, para apenas 20% caso o Brasileiro só renda três lugares competição sul-americana.

A situação do Botafogo não é muito diferente. Se os alvinegros ainda alimentam o sonho de voltar à Libertadores em 47% de um Brasileiro com quatro vagas disponíveis, caso precise chegar em terceiro, suas chances caem para apenas 12,8%. E o Vitória, que já tem pouca chance de classificação (6%) no caso de G-4, vê sua situação ficar praticamente impossível caso precise escalar até a terceira posição.

Fonte: Globoesporte.com