Estamos ainda no começo do segundo turno, e o Campeonato Brasileiro de 2019 vai se consolidando como uma das edições mais imprevisíveis nos últimos anos. Depois de um começo com muitos líderes, o Flamengo e o Palmeiras dispararam na briga pelo título. Já a classificação à Copa Libertadores têm mudanças a cada rodada e outro grupo de times luta contra o famigerado Z-4 e a ameaça da queda à Série B do ano que vem.

Desta forma, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estima a probabilidade de cada clube na briga por título, Libertadores e rebaixamento, em números atualizados ao fim de cada rodada. O setor especializado em estatísticas do futebol realiza os estudos desde 2005 pensando nos apaixonados pelo esporte.

Mas então, qual é a chance do seu time do coração na briga pelo objetivo deste ano no Brasileirão? Confira!


QUE TIME TEM MAIS CHANCES DE TÍTULO?


Líder do Brasileirão há nove rodadas, o Flamengo, obviamente, tem a maior probabilidade de colocar as mãos no troféu do principal torneio nacional. A equipe carioca soma 77,3%.

O Palmeiras é o maior perseguidor no momento e isso reflete nos números: Em segundo, o Verdão tem 13,4% de sair com o caneco. Logo a seguir, o Santos é o terceiro lugar e conta com 4,6% de chances. O Corinthians com 3% é a única outra equipe com mais de um ponto percentuak.

POSIÇÃO TIME PROBABILIDADE DE TÍTULO
FLAMENGO 77,3%
PALMEIRAS 13,4%
SANTOS 4,6%
CORINTHIANS 3%

CHANCES DE SE CLASSIFICAR À LIBERTADORES


Se a briga por título parece restrita a poucos times, a disputa por uma vaga na Libertadores é um objetivo real para mais clubes. São Paulo, Internacional, Bahia, Grêmio e Goiás sonham em jogar o maior torneio da América do Sul na próxima temporada, além daqueles que já estão na parte de cima da tabela e do Athletico-PR, já classificado devido a conquista da Copa do Brasil.

O Tricolor Paulista passou a frente do Bahia e do Internacional e está hoje com 62,5% de chances de se qualificar para a disputa do torneio continental em 2020. Logo atrás, o Colorado aparece com 56,1%, após empate fora de casa contra o Cruzeiro, partida que ficou marcada por um pênalti polêmico.

Já o Bahia se distanciou um pouco de seus rivais diretos pelo vaga e agora conta com 43% de chance, após fraca atuação e derrota diante do já classificado Athletico-PR. Atrás da equipe do Nordeste, aparece o Grêmio, com 34,2%. Cabe ressaltar que o Imortal também pode conseguir esta vaga com um possível título da Libertadores, onde disputa a semi-final com o Flamengo, com o jogo de volta sendo disputado neste próximo dia 23.

Com percentual menor se encontram o Goiás (21,7%) e o Atlético-MG (5,8%). Os goianos dispararam na classificação após boa sequência de resultados, mas ainda parecem muito distantes de uma possível vaga. Já o Galo estacionou na tabela e precisa mostrar algo rápido para voltar a brigar nas cabeças. A boa atuação diante do Palmeiras neste domingo no Allianz Parque mostra sinais de uma possível evolução.

POSIÇÃO TIME PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
ATHLETICO-PR 100%
FLAMENGO 99,95%
PALMEIRAS 97,7%
SANTOS 89,4%
CORINTHIANS 84,9%
SÃO PAULO 62,5%
INTERNACIONAL 56,1%
BAHIA 43%
GRÊMIO 34,2%
10º GOIÁS 21,7%
11º ATLÉTICO-MG 5,8%

CHANCES DE REBAIXAMENTO


E vamos do céu ao inferno. Clubes importantes do nosso futebol ainda precisam pontuar a fim de escaparem da zona da degola e do triste fim de caírem a Série B do Campeonato Brasileiro. Em último, a Chapecoense é o clube com mais chances de cair para a segunda divisão, com 90,7%. Logo na frente, vem o Avaí, lanterna por mais da metade da competição, com 88,7%.

Uma das camisas mais tradicionais do Brasil vem em sequência. Após um conturbado mês de setembro, culminando na invasão do CT Toca da Raposa, o Cruzeiro aparece com 63,4%. Já o CSA, animado com uma boa sequência de excelentes resultados, aparece com apenas 45,8%, marca muito pequeno para o clube que já era dado como virtual rebaixado no começo do primeiro turno. Já o Ceará, agora sem o técnico Enderson Moreira, aparece com 39,2%, como o primeiro fora do Z-4.

Logo depois do Ceará, aparecem seus arquirrivais, o Fortaleza, após a derrota no reencontro de seu treinador Rogério Ceni com o São Paulo. O Leão do Pici tem 25,3% de chances de cair. Embalado por bons resultados, o Fluminense viu suas chances de jogar a Série B em 2020 diminuírem muito, com 20,7%. Seus rivais Vasco da Gama (11,5%) e Botafogo (11,3%) completam a lista daqueles que possuem mais de 10% de chance de cair. Cabe ressaltar a presença do Fogão neste grupo, já que o Alvinegro começou o campeonato com uma boa campanha, e agora vê tudo desmoronar, com inclusive a demissão de Eduardo Barroca.

POSIÇÃO TIME PROBABILIDADE DE REBAIXAMENTO
20º CHAPECOENSE 90,7%
19º AVAÍ 88,7%
18º CRUZEIRO 63,4%
17º CSA 45,8%
16º CEARÁ 39,2%
15º FORTALEZA 25,3%
14º FLUMINENSE 20,7%
13º VASCO DA GAMA 11,5%
12º BOTAFOGO 11,3%

Vote na enquete abaixo:

Fonte: Goal.com