A troca de técnicos durante a disputa de um campeonato pode prejudicar o time que perde o seu treinador, mas para Botafogo e São Paulo, a mudança trouxe o efeito exatamente oposto.
Ricardo Gomes deixou o Botafogo e foi anunciado pelo São Paulo no dia 13 de agosto. Reestreou no comando do Tricolor no empate fora de casa a um gol frente ao Internacional. Desde então, Ricardo Gomes disputou outras oito partidas à frente do time do Morumbi e conquistou dez pontos desde que retornou ao emblema da capital paulista. Duas vitórias, quatro empates e três derrotas levaram o São Paulo à 14ª posição do Brasileirão e a apenas três pontos da zona de rebaixamento.
Por outro lado, o Botafogo se transformou, passando de um time que lutava contra a queda para um que pode chegar à Libertadores do próximo ano. Jair Ventura, que até então era auxiliar técnico de Ricardo Gomes, assumiu o time da Estrela Solitária justamente contra o São Paulo e começou com o pé direito ao vencer o Tricolor por 1 a 0 em pleno Morumbi. De lá para cá, somaram-se outras seis vitórias e três derrotas, que deixaram a equipe de Jair Ventura na sétima posição com 44 pontos. Em apenas dez jogos, o Fogão conquistou 21 pontos, ou seja, 47,7% do total de pontos que acumulou até o momento.
Confira abaixo os próximos jogos de Botafogo e São Paulo:
Botafogo
12/10 – Internacional (Arena Botafogo)
16/10 – Atlético-MG (Arena Botafogo)
19/10 – Santa Cruz (Arruda – Recife)
29/10 – Coritiba (Arena Botafogo)
São Paulo
13/10 – Santos (Pacaembu)
17/10 – Fluminense (Estádio Giulite Coutinho)
22/10 – Ponte Preta (Morumbi)
31/10 – América-MG (Independência)