O torcedor do Botafogo teve uma quarta-feira (09) bem diferente da imaginada. Depois de uma vitória por 2 a 1 no Chile, a expectativa era de uma classificação tranquila na Sul-Americana diante do Audax Italiano. As vaias após o jogo, porém, mostram a insatisfação pelo empate em 1 a 1 e uma atuação abaixo da crítica. A equipe, que há três meses amargou uma das piores derrotas da história do clube, pareceu já ter esquecido da tragédia em Goias e não ter absorvido as lições da derrota para a Aparecidense na primeira fase da Copa do Brasil.

O Botafogo, que mostrou em 2017 um “espírito de copa” durante a campanha da Libertadores, precisa recuperar o que ficou na última temporada. A equipe se comportou de forma perigosa diante do Audax, o 14º colocado do Campeonato Chileno e que não vence há nove partidas, e viveu minutos de tensão desnecessários. Embora técnico e jogadores neguem, foi perceptível um relaxamento, sobretudo na hora de concluir as jogadas em gol.

Houvesse menos displicência, não haveria susto. Foram, pelo menos, três chances claras desperdiçadas por Matheus Fernandes, Kieza e Rodrigo Pimpão, todas no segundo tempo. Oportunidades que custam caro neste tipo de competição principalmente, e o Botafogo sabe disso. Mata-mata é traiçoeiro, e por isso a Aparecidense não pode ser página virada. Pelo contrário: tem que ser lembrada a cada jogo.

Para a próxima fase, o Botafogo conhecerá o adversário após sorteio. Até o momento, as equipes classificadas são: San Lorenzo-ARG, São Paulo, Caracas-VEN, Deportes Temuco-CHI, Lanús-ARG, Deportivo Cali-COL, LDU-EQU, Nacional-PAR, Cerro-URU, General Díaz-PAR, Deportivo Cuenca-EQU, Rampla Juniors-URU, Defensa y Justicia-ARG, Sport Huancayo-PER, El Nacional-EQU, Colón-ARG. Os times que terminarem em 3º lugar em seus grupos na Libertadores também entrarão na fase seguinte da Sul-Americana. As equipes serão divididas em dois potes.

Números do Botafogo: 

​Posse de bola:58%​
Chutes:​​15 (4 no gol)
​Passes:456 (81% de aproveitamento​)
​Duelos ganhos:60​
​Duelos perdidos:​53
​Disputas aéreas vencidas:​22
​Disputas aéreas perdidas:​12

*números do Sofascore

Fonte: Esporte Interativo