Apesar do Campeonato Brasileiro já estar em andamento, muitos clubes ainda seguem na busca de reforços no Mercado da bola 2016. Por isso, o Torcedores.com fez uma pesquisa em busca de jogadores que estão sem contrato, livres para assinar e jogar por qualquer equipe a partir de agora e encontrou 12 nomes interessantes, que poderiam estar na pauta dos times brasileiros.

Observe que todos eles estão livres de vínculo com qualquer outra equipe atualmente, portanto, poderiam ser contratados hoje no mercado da bola e, após serem regularizados na CBF, estariam aptos a jogar.

São todos jogadores experientes, com mais de 30 anos, e que poderiam ajudar tanto times da Série A quanto da B:

1 – FELLYPE GABRIEL

O meio-campista teve o contrato rescindido com o Palmeiras no último dia 27 de abril e está livre no mercado. Após boas passagens por Flamengo e Botafogo, além de Kashima Antlers, do Japão, o atleta de 30 anos sofreu com problemas físicos no Verdão, mas, quando parecia recuperado, acabou saindo. O jogador está atualmente fazendo tratamento no Vasco, que está perto de contratá-lo.

2 – CRISTIAN LEDESMA

O volante está sem contrato desde o início da temporada, quando rescindiu acordo com o Santos. Nascido na Argentina, o atleta de 33 anos fez toda sua carreira na Itália, inclusive com uma exibição pela seleção italiana. Pode ser uma boa aposta para clubes que necessitem de experiência no meio de campo, mas também marcação e boa saída de bola.

3 –  HENRIQUE

Livre desde que deixou o Fluminense, em abril, o zagueiro pode ser uma boa opção até mesmo para equipes grandes, já que traz muita experiência adquirida em quase dez anos atuando pelo Bordeaux, da França, onde foi campeão francês.

4 – RONALDINHO GAÚCHO

O craque está passando por um período sabático desde que deixou o Fluminense, em setembro do ano passado, mas já avisou que pretende retornar ao futebol profissional no segundo semestre desta temporada. Com bastante mercado nos Estados Unidos e na China, os clubes brasileiros precisarão de bastante grana e um bom projeto para convencer o R10 a aceitar um contrato.

5 – TÚLIO TANAKA

O brasileiro naturalizado japonês se destacou atuando pela seleção nipônica na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e está livre no mercado desde janeiro, quando deixou o Nagoya Grampus. Aos 35 anos pode ser uma boa alternativa aos clubes brasileiros que quiserem repatriar o Samurai.

6 – PABLO OSVALDO

O atacante argentino naturalizado italiano, de 30 anos, tem um grande talento dentro dos campos, artilheiro com faro de gol. Porém, fora do gramado, suas polêmicas são proporcionais e costuma trazer problemas para os clubes que defende. Se algum time brasileiro aceitar o pacote todo (talento + polêmicas), pode ser um belo reforço.

7 – MARCINHO

O ex-meia do Flamengo esteve no Vasco até a metade da temporada passada e acaba de finalizar seu contrato com o Itumbiara-GO, no fim de abril, e está livre para jogar em qualquer clube. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, o meia, de 31 anos, despontou no América-MG e passou por Grêmio, Atlético-MG e Vitória, além dos já citados times cariocas.

8 – ROSINEI

Revelado pelo Corinthians, o meio-campista, de 33 anos, teve como último clube o Tigres-RJ, no qual disputou o Cariocão desta ano. Está sem contrato, mas ainda pode render o mesmo que conseguiu jogando no América-MEX, no Atlético-MG, no Coritiba e no Internacional.

9 – WELLINGTON SACI

Campeão da Série B com o Corinthians, em 2008, o versátil meia, que também pode atuar pela lateral esquerda está sem clube desde abril, quando seu contrato com o Criciúma. Outro que já deu alguns exemplos de que pode ser bastante útil com passagens também por Figueirense, Atlético-PR, Vitória e Sport.

10 – MARCELINHO PARAÍBA

Mesmo aos 41 anos, o veterano meia ainda mostra que pode ajudar tanto equipes da Série A quanto da B, já que na temporada passada, apesar do rebaixamento, foi o maior destaque do Joinville no Brasileirão. Está livre no mercado desde o fim do Paulistão, no qual defendeu o Oeste.

11 – HÉVERTON

O pivô do escândalo do rebaixamento da Portuguesa em 2013 surgiu bem no futebol, mas tem ficado escondido nos últimos tempos. O atacante chegou a se aposentar em 2014, ainda com 28 anos, mas voltou atrás e disputou o último Campeonato Paulista pelo XV de Piracicaba. É verdade que o time do interior terminou a competição rebaixado, mas Héverton sabe jogar bola e não pode ter desaprendido depois dos problemas que teve na Lusa. Se tiver uma chance em uma equipe bem estruturada, pode renascer para o futebol.

12 – ÉMERSON CONCEIÇÃO

O lateral esquerdo é proveniente do Corinthians paranaense, mas se transferiu cedo para para a Europa, onde atuou por Lille-FRA, Benfica-POR, Trabzonspor-TUR e Rennes-FRA, antes de retornar ao futebol brasileiro em 2014, para atuar pelo Atlético-MG, clube pelo qual atuou até janeiro deste ano. Aos 30 anos, ainda tem bastante lenha para queimar no futebol.

13 – JÚNIOR CÉSAR

Outro lateral esquerdo experiente, que está livre no mercado desde janeiro quando seu contrato com o Botafogo se encerrou. Com boas passagens pelo próprio Fogão, Flamengo, São Paulo e Fluminense, o atleta de 34 anos pode ser uma boa alternativa para equipes necessitando de um jogador experiente e que tem no currículo uma Libertadores (em 2013, com o Atlético-MG) e uma Copa do Brasil (em 2007, com o Fluminense).

Fonte: Torcedores.com