Com o Brasileirão em andamento e alguns times longe do ideal, torcedores e certamente dirigentes começam a imaginar as posições e jogadores que poderiam chegar para reforçar sua equipe para o restante da competição. Uma das alternativas, e de menor custo, são jogadores em fim de contrato.

O Torcedores.com selecionou alguns desses jogadores, a maioria com contrato até junho de 2016. Buscamos atletas com maior possibilidade de atuar no futebol brasileiro, por este motivo, não incluímos nomes como Ibrahimovic, que termina seu contrato no PSG, mas está fora da realidade brasileira.

Segundo as regras da Fifa, qualquer jogador pode firmar pré-contrato com um novo clube se estiver nos seis meses finais de vínculo com a sua atual equipe.

Veja a lista dividida por posições. Os dados são do site Transfermarkt, especializado no assunto.

GOLEIROS:

RUBINHO – O goleiro foi reserva de Buffon nas últimas quatro temporadas e virou terceiro goleiro com a chegada de Neto. Sem ter muitas chances, o ex-jogador do Corinthians não deve renovar e pode optar por retornar ao Brasil se tiver uma boa proposta.

ARANHA – Desde que seu contrato se encerrou com o Palmeiras, o goleiro, que teve destaque na Ponte Preta e Santos, está livre no mercado para negociar com qualquer clube. Aos 35 anos, Aranha poderia ter nova oportunidade para mostrar seu valor.

MAURO GOICOECHEA – Revelado no Danubio-URU, o goleiro de 28 anos disputou o último Campeonato Francês pelo Toulouse, após passagens por Roma-ITA e Arouca-POR. Goicoechea fez parte das seleções de base sub-17 e sub-20 do Uruguai.

LATERAIS:

MAICON – Aos 34 anos, o ex-lateral-direito da seleção brasileira começou tendo oportunidades na Roma (ITA), mas tem ficado mais tempo como opção no banco de reservas. Com experiência de mais de 12 anos na Europa e tendo conquistado títulos importantes, como a Champions, Maicon pode ser uma boa opção para alguns times brasileiros.

NEUTON – Revelado pelo Grêmio, o jogador tem a versatilidade como destaque, podendo atuar tanto de zagueiro, como de lateral-esquerdo. Vinculado à Udinese (ITA) desde 2011, o jogador praticamente não teve oportunidades no clube italiano, sendo emprestado para outros clubes nas últimas temporadas. Atualmente, Neuton atua por empréstimo no Albacete (ESP). Com 26 anos o jogador pode retornar ao Brasil para novas oportunidades.

EZEQUIEL SCHELOTTO – O jogador fez boa temporada no Sporting-POR, mas os portugueses não ativaram a cláusula de renovação automática do atleta, o que o deixa livre para assinar com outro clube. Argentino naturalizado italiano, Schelotto atua tanto na lateral direita, como de meia ofensivo. Com praticamente toda a carreira feita na Itália, onde chegou a defender seleção do país, e também clubes como Atalanta, Catania, Inter de Milão, Parma, Sassuolo e Chievo Verona, o jogador pode ser uma boa opção.

ZAGUEIROS:

ALEX – O zagueiro, revelado pelo Santos e com importantes passagens por PSV Eindhoven, Chelsea e Paris Saint-Germain, está atuando no Milan (ITA) e frequentemente é ligado a especulações envolvendo clubes brasileiros. Aos 33 anos, Alex pode trazer experiência para zaga de algum time brasileiro.

MARTÍN CÁCERES: O uruguaio, de 28 anos, atua na Juventus (ITA) e tem em seu ponto forte a versatilidade, atuando muitas vezes de lateral direito. Mesmo tendo poucas oportunidades na atual temporada, o zagueiro ainda deve despertar interesse de clubes europeus, mas uma boa proposta poderia trazer Cáceres para o futebol brasileiro, onde, certamente, seria apontado como solução para defesa dos clubes.

FACUNDO RONCAGLIA – O ex-jogador do Boca já recebe sondagens do clube argentino para o segundo semestre, já que não vai continuar na Fiorentina, equipe pela qual atuava desde 2012, sendo emprestado por uma temporada ao Genoa-ITA. Aos 29 anos, Roncaglia ainda tem mercado na Europa, mas uma boa proposta pode trazer o zagueiro para o futebol brasileiro.

MARTÍN DEMICHELIS – O experiente zagueiro já teve passagens por grandes clubes do futebol mundial, como Bayern de Munique, Manchester City e Atlético de Madrid. Com 35 anos e mais de 50 jogos pela seleção argentina, Demichelis fica sem clube e pode ser uma opção para clubes brasileiros.

XANDÃO – O ex-zagueiro do São Paulo foi para Europa onde atuou pelo Sporting-POR. Contratado em 2013 pelo Kuban, da Rússia, Xandão ainda não teve seu contrato renovado. Aos 28 anos, o defensor pode ser uma opção para os times brasileiros.

MEIO DE CAMPO:

JUSSIÊ – Depois de vários anos atuando na França, com a camisa do Bordeaux, o meia encerra seu vínculo e poderia ser uma boa opção para criação do meio de campo de algum time brasileiro. Aos 32 anos, Jussiê foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003.

RICKY ALVAREZ – Destaque no Vélez Sarsfield na campanha da Libertadores 2011, o meia argentino se transferiu ainda muito jovem para Inter de Milão, onde disputou mais de 70 jogos entre as temporadas de 2011 e 2015 pelo time italiano. Ricky atuou também por Sunderland e Sampdoria, além de ter disputado nove partidas com a seleção argentina.

GASTON RAMIREZ – O meia canhoto foi revelado pelo Peñarol e já passou pelo futebol italiano e inglês. Jogou a última temporada no Southampton, onde estava emprestado até o fim de seu contrato. Canhoto, habilidoso e com apenas 25 anos, Gaston, que está com a seleção do Uruguai na Copa América Centenário, seria uma boa aposta para os clubes brasileiros.

MAXI RODRÍGUEZ – O experiente atleta traz na bagagem passagens importantes participações na seleção argentina e em times da Europa. Aos 35 anos, continua sendo um dos destaque do Newell’s. Maxi negocia renovação com a equipe de Rosário, mas ainda não definiu se continuará ou buscará um novo desafio.

ATACANTES:

WILLIAN JOSÉ – O atacante, que não viveu boa fase em algumas passagens por clubes brasileiros, acabou indo para o Real Madrid, mas foi nesta temporada, atuando pelo Las Palmas (ESP), que o atacante se destacou, inclusive marcando gols nos gigantes Barcelona e Real. Aos 24 anos, Willian José seria uma boa aposta para os times brasileiros, mas deve ter concorrência de algumas equipes da Europa, exatamente pelo bom momento vivido.

KEVIN KURANYI – Brasileiro, o atacante se naturalizou para atuar pela seleção alemã. Aos 34 anos, Kevin não está em boa fase atuando pelo Hoffenheim. Com contrato até o fim desta temporada, o atleta pode finalmente tentar retornar ao Brasil para disputar um Brasileirão.

DENTINHO – O nome do atacante é especulado diversas vezes em clubes brasileiros, mas a data do término do seu contrato é um mistério. Segundo sites especializados, o término seria dia 30.06.2016, mas o atacante teria dito que terminaria em 2017. Na atual temporada, Dentinho vem ganhando mais oportunidades no Shakhtar Donetsk. Com apenas 27 anos, o jogador pode ser uma boa solução para clubes brasileiros que buscam um atacante de velocidade.

SEBASTIÁN FERNÁNDEZ – O rápido atacante teve ótima participação na última Libertadores da América, atuando pelo Nacional-URU. Aos 31 anos e podendo atuar como segundo atacante ou pelos lados de campo, Fernández tem contrato até o dia 31 de julho e pode ser uma boa opção para os times brasileiros.

PABLO OSVALDO – A segunda passagem do ítalo-argentino Pablo Daniel Osvaldo pelo Boca Juniors se encerrou de maneira complicada. De acordo com o jornal argentino Ole, os Xeneizes rescindiram o contrato do jogador após o técnico Guilhermo Schelotto entrar no vestiário e flagrar o atacante com um cigarro na mão. O atacante é um artilheiro e pode se recuperar no futebol brasileiro.

Fonte: Torcedores.com