Site: ‘Para voltar à Libertadores, Botafogo precisa superar fama de cavalo paraguaio’

Compartilhe:

O Botafogo teve boas chances de disputar a Libertadores quatro vezes nos últimos seis anos, mas fracassou em todas. Para não repetir a frustração agora em 2013 e superar a fama de “cavalo paraguaio”, a equipe precisa esquecer a eliminação da Copa do Brasil após ser goleada pelo Flamengo e manter a ótima campanha que faz no Brasileirão.

Em 2007 o Alvinegro teve a sua maior chance de voltar à Libertadores, torneio que não participa desde 1996, mas falhou na missão de forma traumática. O time foi líder do Brasileiro até a 16ª rodada, caiu na tabela, mas estava na 4ª colocação na 26ª rodada. Neste momento, o time carioca foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana pelo River Plate, depois de ter a vaga nas mãos. A equipe do técnico Cuca vencia na Argentina, por 2 a 1, até os 28 minutos do segundo tempo e tinha um jogador a mais em campo, mas sofreu três gols e perdeu por 4 a 2. Neste período, o Botafogo acumulou cinco derrotas seguidas no Brasileiro, terminou em 9º lugar e viu o sonho de disputar a competição continental escapar.

Em temporadas seguintes a história praticamente se repetiu, mesmo que em menores proporções. Em 2008, o Botafogo chegou a ser o 4ª colocado na 24ª rodada, mas caiu de rendimento e terminou na 7ª posição. Em 2010, também ocupava a 4ª posição na 33ª rodada, a apenas quatro pontos da liderança, mas também não conseguiu manter o ritmo. No último jogo, perdeu para o Grêmio em Porto Alegre no confronto direto pela vaga na Libertadores, ficando na 5ª colocação. Em 2011, estava em 3º lugar na 32ª rodada, mas novamente fracassou e acabou o Brasileirão apenas na 9ª posição.

Agora em 2013, o time do técnico Oswaldo de Oliveira era líder na 15ª rodada, mas viu a briga pelo título ficar mais difícil depois de perder a “final antecipada” contra o Cruzeiro, por 3 a 0, na 22ª rodada, no Mineirão. Depois, ficou cinco partidas sem ganhar na competição e deu adeus definitivamente à luta pela taça. Hoje, faltando oito rodadas para o fim do Brasileirão, o Botafogo está na quarta colocação e vê a vaga na Libertadores ameaçada pelo Goiás, que está em quinto lugar com apenas quatro pontos de desvantagem.

Apesar de o Botafogo ter sido eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, após ser goleado pelo Flamengo por 4 a 0, quarta-feira no Maracanã, Oswaldo de Oliveira confia no potencial de sua equipe e espera que os atletas não se abalem nesta reta final da temporada. O sonho de voltar a disputar a Libertadores após 18 anos segue vivo.

“Os nossos jogadores têm se reerguido, tem lutado, é um grupo que tem muito mérito em tudo que o Botafogo conseguiu até agora. Todo mundo fica abatido, mas cabe a nós estimular e buscar sair dessa situação incômoda que ficamos depois de um jogo desses. Temos objetivos pela frente, temos oito jogos no Brasileiro, e isso nos estimula a dar continuidade. É um detalhe que eu vou focar para que nós tenhamos uma reação o mais rápido possível. Para continuar até o final”, disse o treinador botafoguense.

Quedas do Botafogo nos últimos Brasileiros:

2007 — 4ª colocação na 26ª rodada — terminou em 9º lugar
2008 — 4ª colocação na 24ª rodada — terminou em 7º lugar
2010 — 4ª colocação na 33ª rodada — terminou em 5º lugar
2011 — 3ª colocação na 32ª rodada — terminou em 9º lugar



Fonte: ESPN.com.br
Comentários