Sem vencer há três jogos e sem treinador desde quarta-feira, quando René Simões foi demitido, o Botafogo tem, neste sábado, um compromisso que pode determinar seu futuro na Série B. Líder com 24 pontos, o time carioca recebe o Náutico (16h30m), no Estádio Nilton Santos pressionado. Pela tabela e pela torcida.

Se perder, o Botafogo será ultrapassado necessariamente pelo Náutico, que está em quarto, com os mesmos 24 pontos. Como o novo treinador ainda não foi contratado, o time será dirigido por Jair Ventura, filho do ex-craque Jairzinho e um dos auxiliares de René Simões.

Há sete anos no clube, Jair fechou os dois últimos treinos da equipe na tentativa de encontrar alguma forma de surpreender o time pernambucano. Ele acredita que a entrada de uma novo técnico pode dar uma sacudida na equipe.

— Primeiramente quero deixar claro que não sou o treinador do Botafogo. Estou treinador. A gente enfrentou algumas equipes que tinham acabado de trocar de técnico e foi complicado. Fizeram algumas mudanças que não esperávamos. Agora a surpresa vai ser para o lado de lá. Vamos ter algumas mudanças —adiantou Jair sem, no entanto, revelar o time que pretende escalar.

Apesar do mistério, Jair Ventura deve manter o garoto Luís Henrique, de 17 anos, na equipe titular. O atacante teve uma estreia fulminante e fez dois gols na goleada de 5 a 0 sobre o Sampaio Correa. Depois teve atuações regular contra o Ceará e não foi bem diante de Bragantino e Figueirense:

— O Luís Henrique faz coisas surpreendentes para um jogador de 17 anos. Tem ótima movimentação. Fiquei encantado com o que vi, mas temos que ir com calma.

Uruguaios só segunda-feira

Quem está tratando da contratação do novo treinador é o presidente Carlos Eduardo Pereira. Ele disse que até segunda-feira não haverá novidades:

— Temos alguns nomes, mas não me reuni pessoalmente com ninguém. O Antônio Lopes está fazendo os contatos, mas acho muito difícil alguma definição no fim de semana.

O dirigente disse ainda que os uruguaios Alvaro Navarro, atacante de 30 anos, e o volante Gonzalo Bazallos, de 29, serão apresentados segunda-feira, em General Severiano.

Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Diego Giaretta, Otávio (Fernandes), Daniel Carvalho e Rodrigo Pimpão; Sassá e Luís Henrique.

Náutico: Julio Cesar, Gil, Flávio, Fabiano Eller e Fillipe Souto; João Ananias, Willian Magrão, Marino e Rogerinho; Douglas e Stéfano Yuri.

Fonte: O Globo Online