Dois técnicos galãs, mas com estilos bem diferentes estarão frente a frente hoje, às 16h, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Renato Gaúcho é mais irreverente. Com fama de conquistador desde os tempos de jogador, não esconde o jeito despojado, quase fanfarrão, e não tem hábito de ter papas na língua quando é questionado. Ultimamente, tem usado entrevistas para pedir uma estátua ao presidente do Grêmio, após ter vencido a Libertadores comandando o Tricolor. Ecos de um treinador vivendo o melhor momento da carreira.

Já Alberto Valentim faz um estilo mais sério. Ainda dando os passos iniciais na carreira como treinador, costuma falar de trabalho e dos seus planos para o Botafogo. Mas com tanta exposição, é quase inevitável ter de lidar com a fama de muso, que já ganhou entre as torcedoras do Botafogo e até de outros clubes.

Gaúcho de nascença e de apelido, Renato não esconde de ninguém que ama o Rio de Janeiro. Na quinta, teve uma folga e foi à praia jogar futevôlei com Djalminha, tudo registrado nas redes sociais da filha Carol Portaluppi. Valentim não ficou atrás.

— Hoje (sexta-feira) corri na praia também. Renato está em casa, coincidiu de poder estar mais uns dias no Rio de Janeiro. Ele não está errado não de aproveitar esses dias na cidade que gosta tanto — avaliou Alberto Valentim, que não costuma a ser flagrado em praias.

Dentro de campo, o Grêmio vai jogar com um time reserva, pensando no confronto do meio de semana contra o Cerro Porteño, pela Copa Libertadores da América. O que vai render aos alvinegros um reencontro com o meia Maicosuel, que defendeu as cores do clube em 2009, e entre 2010 e 2012. Ele deve ser titular da equipe do Grêmio no confronto de logo mais.

Já o Botafogo voltará a ter Jefferson, após a lesão de Gatito Fernández. Além disso, a escalação não deve apresentar maiores surpresas. Renatinho, recuperado de lesão, foi relacionado e pode aparecer de volta na equipe principal, no lugar de Gustavo Bochecha.

A torcida alvinegra espera pela primeira vitória no Campeonato Braileiro.

Fonte: Extra Online