Nem mesmo o sucesso na busca pela vaga na Série A de 2016 deve evitar uma reformulação no elenco do Botafogo. O Alvinegro terá que mudar sua cara já para a disputa do Carioca, uma vez que diversos jogadores em fim de contrato podem se despedir de General Severiano ao final da temporada.

Um deles é justamente o atacante Ronaldo, autor do gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Luverdense na última terça e garantiu o retorno à elite. Com apenas quatro jogos pelo time carioca, jogador tem contrato com o Yokohama FC, do Japão, e está no Botafogo por empréstimo até o fim da temporada. Caso se interesse em mantê-lo, o Alvinegro terá que chegar a um acordo com os asiáticos para uma extensão do compromisso.

Semelhante ao de Ronaldo, o caso de Neilton não teve final feliz para o Botafogo. O Cruzeiro possui os direitos federativos do jogador e decidiu não aumentar o contrato de empréstimo do atleta, que deve retornar para a Toca da Raposa em 2016. Ele foi um dos destaques individuais do time na reta final da Série B.

Já as permanências do volante Willian Arão e do atacante uruguaio Navarro estão ameaçadas pelo sucesso de ambos dentro de campo. O primeiro vem sendo assediado por outros clubes e não descarta a possibilidade de deixar General Severiano mesmo com uma cláusula de renovação em seu contrato.

Navarro, por sua vez, ainda não chegou a um acordo financeiro com a diretoria após se valorizar com gols importantes na Série B. Situação não muito diferente do zagueiro Renan Fonseca, que atraiu olhares interessados de outros clubes brasileiros. A política de salários enxuta praticada pelo Botafogo certamente será um desafio na disputa com concorrentes neste sentido.

Menos bem cotados em General Severiano, Diego Jardel, Tomas, Alisson, Pedro Rosa, Serginho, Airton, Bazallo e Gegê devem se despedir do Botafogo. Os oito tiveram participação considerada abaixo da expectativa da diretoria, principalmente na reta final da Série B, e estão na provável lista de dispensa do fim de ano.

Com a saída de tantos nomes, o Botafogo também já começa a estudar a chegada de outros atletas para 2016. Por enquanto, a intenção é trazer cerca de cinco reforços, mas a lista deve aumentar consideravelmente.

Fonte: BOL