“Não somos favoritos. Jogamos cada jogo da mesma maneira. Talvez antes da fase de grupo nos colocaram como mais inferiores, mas mostramos que a força do Botafogo é grande”.

Essas foram as palavras de Camilo ao ser questionado sobre favoritismo nesta quinta-feira (20), quando o Botafogo encara o Barcelona de Guayaquil, no Equador, às 21h45 (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Invicto na fase de grupos, o Botafogo tem duas vitórias em dois jogos. A mesma campanha do próximo rival. Depois de vencer o Estudiantes-ARG e Atlético Nacional-COL, o Alvinegro está bem perto de deixar a classificação às oitavas de final bem encaminhada. Para isso, basta vencer a equipe equatoriana e torcer para um empate no outro jogo do grupo entre Estudiantes-ARG e Atlético Nacional-COL.

A caminhada do Botafogo na Libertadores começou no dia 1º de fevereiro, quando venceu o Colo-Colo, do Chile, por 2 a 1, no estádio Nilton Santos. Sete dias depois, o Alvinegro arrancou um empate na casa do adversário e se classificou.

Na terceira fase, o Botafogo enfrentou o Olimpia, do Paraguai. No dia 15/02, em solo carioca, os brasileiros venceram por 1 a 0. Longe do Rio de Janeiro, o Alvinegro perdeu pelo mesmo placar. Eis que a estrela de Gatito brilhou nos pênaltis, pegou três penalidades máximas e se tornou o herói da noite.

Na fase de grupos, o Botafogo recebeu o Estudiantes no estádio Nilton Santos e venceu por 2 a 1, com direito a golaço de bicicleta do atacante Roger e ressurgimento de Sassá, que fez a jogada para o gol da vitória de Pimpão. Na segunda rodada, na Colômbia, o Alvinegro venceu o Atlético Nacional por 2 a 0, mesmo com desfalques importantes de Montillo e Airton.

Se contar a pré-Libertadores com a fase de grupos, o Botafogo já atuou em seis partidas e foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, aproveitamento de 72,2%. Mesmo com muitas desconfianças, o Glorioso vai mostrando que tem forças para chegar longe na competição sul-americana.

Botafogo tem 72,2% de aproveitamento na Libertadores (Arte: Esporte Interativo)
Botafogo tem 72,2% de aproveitamento na Libertadores (Arte: Esporte Interativo)
Fonte: Esporte Interativo