Terceiro capítulo da série destaca revitalização do Mourisco Mar, sede do Bota

Compartilhe:

Situada entre grandes cartões postais do Rio, como a enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, Mourisco Mar impressionava pela beleza do visual. A partir de novembro de 2011, passou a ser admirado também por sua estrutura e por ser um dos melhores complexos aquáticos do Brasil, se não o principal. É sobre esta sede do Botafogo que trata o 3º capítulo da série “O Nosso Glorioso”.

No local, treinam as vitoriosas equipes de natação e pólo aquático do clube. Os esportes foram os principais beneficiados da grande revitalização (que serão tratados em um dos próximos capítulos da série), importante também para atletas, sócios e frequentadores. O Mourisco tem recebido grandes eventos desde então. Em 2014, por exemplo, houve os Brasileiros Júnior e Sênior de Natação e o Troféu brasil de Polo Aquático.

Além disso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) promoveu eventos internacionais na sede do Botafogo: apresentação das seleções russa e brasileira de natação e amistoso de pólo aquátivo masculino entre Brasil e Holanda. Foi uma homenagem ao clube por ter cedido a piscina para treinos das equipes brasileiros de pólo aquático e nado sincronizado, visando aos Jogos olímpicos de 2016, que comprovou a relação harmoniosa com a entidade. A sede se tornou ainda fonte de receitas para o Botafogo e tem próximo à sua entrada uma das melhores churrascarias do Rio de Janeiro: a “Fogo de Chão”.

Veja a galeria de fotos da reinauguração do Mourisco e de eventos recentes!

A reforma teve como um dos principais responsáveis Francisco Fonseca, ex-vice-presidente de Esportes Aquáticos e de Patrimônio, atualmente de Futebol e Finanças. Ele se dedicou ao projeto e acompanhou de perto cada passo.

– O Botafogo não vê uma obra desse porte há muito tempo. Temos que agradecer o esforço do presidente Mauricio Assumpção na realização de mais uma obra. Ela engrandece os botafoguenses, principalmente os associados. A reforma valoriza o patrimônio do clube e, principalmente, proporciona muitos benefícios aos esportes aquáticos. É uma sede de nível internacional – afirmou Francisco Fonseca na reinauguração.

Confira a galeria de fotos da obra do Mourisco!

O Mourisco Mar está dentro dos padrões de exigência da Federação Internacional de Natação – FINA (que congrega a federação de todos os esportes aquáticos), com blocos de partida, raias oficiais e modernos sistemas de cronometragem.

Inaugurado em 1969, o complexo hoje possui duas piscinas, sendo uma olímpica e outra semiolímpica, arquibancadas para 1.200 pessoas, vestiários, departamento médico, sala de fisioterapia, sala de administração, de professores e departamento técnico. Também há um laboratório de avaliação técnica em análise de biomecânica, sala de musculação e auditório.

Relembre na TV do Fogão como foi a reinauguração!





Fonte: Site oficial do Botafogo
Comentários