Aprender para evoluir. É desse jeito que os jovens das categorias de base são trabalhados pelo Botafogo. E exatamente por isso não há nada melhor do que trocar e absorver os conhecimentos vindos de referências do mundo do futebol.

Pensando em agregar valor ao processo de formação de seus jovens, o Glorioso segue a sua rotina de receber grandes nomes do mundo futebolístico. Convidado pelo treinador do Sub-20 alvinegro Eduardo Barroca, que já atuou como seu auxiliar técnico, o tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira e atual treinador Jorginho foi até General Severiano e bateu um papo pra lá de qualificado com a garotada do Fogão.

– Eu fico sempre feliz quando eu tenho a oportunidade de falar com jovens jogadores, porque foi isso que eu passei. A gente sabe que eles têm os sonhos deles, mas muitas vezes acabam interrompendo por uma série de comportamentos. Então, procuro focar muito nessa questão do comportamento, da disciplina, para entenderem que tudo o que estão realizando aqui na base irá refletir na vida deles. Não adianta esperar chegar ao profissional para preparar, eles têm que estar muito bem preparados aqui, porque as oportunidades, muitas vezes, aparecem uma vez só. Então, por isso é muito legal ter essa troca de informações. – afirmou Jorginho.

Em meio a diversas histórias e conselhos, Jorginho revelou um momento marcante em sua vida quando se encontrou com um ídolo alvinegro do passado e acredita que é dessa forma que espera auxiliar na formação de jovens atletas.

– Me marcou muito quando eu tive a oportunidade de ter uma palestra, quando eu tinha de 17 para 18 anos, com o Garrincha e ele contou um pouco da historia dele. Ele disse: “Que vocês não repitam essa minha história fora de campo”. Então, acho que é muito importante a gente alertar o atleta e trocar um pouquinho de informações para que eles estejam preparados para quando chegarem ao profissional. – relembrou.

Agradecido pela visita de Jorginho, o técnico do Sub-20 alvinegro Eduardo Barroca também comentou sobre a importância de momentos como esses para os meninos e reforçou a valorização desse processo feito pelo Glorioso.

– A gente tem feito isso constantemente, trazendo pessoas importantes do futebol para que esses meninos tenham as mais altas referências. O Jorginho é excelência nisso, porque foi um grande jogador de futebol, campeão do mundo com a Seleção, jogou na Alemanha e em vários jogou em grandes clubes e hoje em dia também é uma grande referência como treinador. Então, ele pôde passar essa experiência vivida como jovem jogador, na transição do Sub-20 para o profissional e também como treinador para passar um pouco o que ele acha importante, o que ele valoriza desse jovem quando chega nas mãos dele. Nossos jovens ganham muito com esses tipos de experiências. – pontuou Barroca.

Fonte: Site oficial do Botafogo