No jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, o Botafogo venceu o Nacional por 1 a 0, jogando em Montevidéu nesta quinta. Com isso, está a um empate da classificação para as quartas de final. Na opinião do repórter Eric Faria, da TV Globo, o Alvinegro mostrou determinação mais uma vez. O jornalista acredita ainda que o atual elenco do Glorioso seria o mais “raçudo” da história do clube.

– Para mim, a vitória mais significativa foi a do Botafogo. Quem já esteve no estádio Parque Central sabe como é jogar lá, é difícil. Tem pressão e ainda tinha muita chuva, temperatura baixa. Isso atrapalha um pouco os times brasileiros. Que vitória! O Botafogo, ao longo da sua história, teve grandes esquadrões, timaços, craques. Mas time raçudo como esse, acho que nunca teve. É impressionante o coração desse time – disse o jornalista, no “Seleção SporTV”.

Nesta Libertadores, o Botafogo eliminou Colo-Colo e Olímpia, antes de entrar na fase de grupos, onde passou com a liderança do Grupo A, eliminando o atual campeão, Atlético Nacional, e o Estudiantes. Assim, Eric Faria acredita que nenhuma vitória do Alvinegro nesta competição possa ser considerada surpreendente.

– O fato é que não dá para dizer nada desse Botafogo é surpresa. O que acontecer daqui para a frente não é mais surpresa. Até porque a Libertadores permite que times que não estejam no auge da forma técnica sejam campeões. No ano passado, a gente teve o Independiente del Valle na final, que era um time comum.

O comentarista Ricardo Gonzalez destacou a participação do técnico Jair Ventura na montagem da equipe. Na sua visão, todos os jogadores seguem as orientações do treinador, não importando o esquema escolhido.

– Seja qual for o esquema, o time do Botafogo executa esse esquema com determinação. É clara, é nítida a relação que há entre esse time e o Jair, o comandante. O que ele determina os caras fazem até a alma.

A partida de volta entre Botafogo e Nacional-URU está marcada para o dia 10 de agosto, no Nilton Santos. O Alvinegro se classifica para as quartas com um empate.

Fonte: SporTV.com