O Botafogo tem uma longa história de carinho com o Uruguai. Nos últimos anos, a idolatria de Loco Abreu voltou a trazer à tona a relação do clube de General Severiano com o país vizinho, mas ela começou no longínquo ano de 1918. Agora, foi restabelecida com a chegada de Juan Manuel Salgueiro pra 2016.

Ano passado, estavam presentes no título da Série B o volante Gonzalo Bazallo, que não chegou a jogar, e com o centroavante Álvaro Navarro, artilheiro da equipe na competição. Antes, havia Nicolás Lodeiro, transferido em 2014. Outros recentes incluem o zagueiro Mario Risso, o volante Arévalo Rios, o goleiro Juan Castillo, o atacante Claudio Milar e o zagueiro Hugo de León.

A lista já chega agora a 23 nomes, em levantamento do site ‘GloboEsporte’: o primeiro foi o ponteiro Behegaray em 1918. No total, são 634 jogos oficiais de uruguaios com a camisa alvinegra e cinco títulos. Os troféus levantados são os Cariocas de 1989 (Varella), 2010 (Loco Abreu) e 2013 (Lodeiro), o Brasileiro de 1995 (Niki) e a Série B de 2015 (Navarro).

Fonte: FutNet