Sempre evoluir! Esse é o espírito que toma conta dos profissionais alvinegros. Movido por essa metodologia comum dentro das categorias de base do Fogão, o treinador da equipe Sub-20 do Botafogo Marcos Soares finalizou, na última semana, o curso de Licença PRO da Confederação Brasileira de Futebol, a que possui o grau mais alto do futebol brasileiro.

Loja do FogãoNET por Estilo Piti | O Site oficial do torcedor do Botafogo

O comandante alvinegro esteve presente na Granja Comary, entre os dias 09 e 18 de dezembro, e dividiu experiências em sala de aula com grandes nomes do futebol brasileiro como: Tite, Mano Menezes, Renato Gaúcho, Dorival Júnior e muitos outros. A carga horária do curso foi de 370 horas, com uma grade curricular completa de temas relevantes de futebol, que vão desde a gestão técnica, financeira, passam pelo marketing, análise de desempenho, aspectos culturais do futebol local, gestão de crise, psicologia do esporte e muito mais.

– Concluir o curso e obter a licença máxima que a CBF proporciona, que é a Licença PRO, ao lado de grandes treinadores do futebol brasileiro, foi realmente uma experiência sensacional. A troca de conhecimentos e de vivências foi muito importante, isso sem contar com o aprendizado natural das diversas disciplinas que a gente teve. Então, não tenho dúvidas em afirmar que eu saio melhor do que eu entrei. Agora é continuar consciente de que jamais saberemos tudo e que estamos sempre em aprendizado. A cada ano a gente tem que estar melhor preparado para as dificuldades do futebol, buscando superá-las sempre. Quero continuar estudando e evoluindo sempre para proporcionar o melhor trabalho possível aqui no Botafogo. – contou Marcos.

De olho na próxima temporada da equipe de juniores do Glorioso, que se encontra em preparação acelerada para Copinha com início já nos primeiros dias do ano, o técnico fez uma avaliação positiva do ano de 2019 e espara mais para 2020.

– Considero o ano de 2019, apesar de termos enfrentado bastante dificuldades, bastante positivo. Conseguimos ter uma relação muito legal de trabalho entre a base e o futebol profissional. Com alguns meninos, com quem trabalhei durante o ano, subindo e sendo importantes no fim da temporada. E a expectativa para 2020 é exatamente essa, seguir contribuindo com a formação desses jovens talentos para a equipe principal. Me orgulho muito de poder participar desse processo. – pontuou o treinador.

Fonte: Site oficial do Botafogo