Duas equipes que estiveram no páreo pela Taça Guanabara, Nova Iguaçu e Botafogo se enfrentam às 19h30 desta quinta-feira (22) no Estádio Giulite Coutinho, pela abertura da Taça Rio, em confronto que terá cobertura do Placar FutRio. As duas equipes têm novidades para o returno. Para o Nova, o meia Andrezinho é o grande nome para a temporada. Pelo lado alvinegro, Alberto Valentim fará sua primeira partida oficial à frente da equipe.

Historicamente, foram apenas oito confrontos entre o Orgulho da Baixada e o Glorioso, com ampla vantagem para este: são quatro vitórias do Bota e quatro empates, com nenhuma vitória do Nova. O último confronto foi pela Taça GB de 2017, quando ficaram no 1 a 1, em jogo realizado no dia 28 de janeiro daquele ano no Estádio Nilton Santos.

Novidades marcam abertura da Taça Rio

A equipe comandada por Edson Souza brigou até a última rodada da Taça Guanabara por uma vaga nas semifinais do turno, caindo após perder para o Flamengo no confronto derradeiro em Brasília. Porém, para a abertura desta Taça Rio, o Laranja da Baixada tem o reforço de Andrezinho, que chega para ser o principal nome da temporada. Além disso, o grande objetivo do Nova é repetir a melhor campanha da história do clube no Carioca, realizada em 2017. que lhe garantiu um calendário cheio neste ano.

Por outro lado, o Botafogo tem, com Alberto Valentim, a possibilidade de uma reviravolta no ano, para o lado positivo. Após cair para o rival rubro-negro nas semifinais da Taça GB e ser eliminado da Copa do Brasil para a Aparecidense (GO) ainda na primeira fase da competição, o clube demitiu Felipe Conceição do comando técnico da equipe e trouxe Alberto Valentim. As principais mudanças devem ficar para o setor defensivo, com Arnaldo e Gilson sendo substituídos por Marcinho e Moisés, começando como titulares. Além disso, na frente, Kieza e Ezequiel entram no lugar de Brenner e Luiz Fernando, que ficam como opções no banco.

A partida
Nova Iguaçu x Botafogo – Taça Rio, 1ª rodada – 22/02/2018 às 19h30

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita – RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá

Nova Iguaçu: Jefferson; Wallace, Raphael Neuhaus, Murilo Henrique e Murilo; Paulo Henrique, Caio Cezar e Andrezinho; Jonathan, Wescley e Adriano. Técnico: Edson Souza.

Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Valencia; Rodrigo Pimpão, Ezequiel e Kieza. Técnico: Alberto Valentim.

Fonte: FutRio