No dia 13 de fevereiro, Alberto Valentim foi anunciado pelo Botafogo em um período para lá de turbulento. A equipe alvinegra havia sido eliminada da Copa do Brasil de forma vexatória e para o Flamengo na Taça Guanabra – também jogando mal. Desde então, na vaga de Felipe Conceição, 100 dias se passaram, que bordaram um título estadual, uma vaga à próxima fase na Sul-Americana e, até agora, uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro.

Já a estreia se deu contra o Nova Iguaçu, dia 22 de fevereiro, pela primeira partida da Taça Rio, e com vitória. Agitou o ambiente e promoveu mudanças em todos os setores, sendo as mais significativas, naquele contexto: Marcelo Benevenuto na vaga de Carli, Marcinho e Moisés nas laterais, Rodrigo Lindoso de volta ao time titular e Kieza como a referência principal.

Aos poucos, o time ganhou corpo o suficiente para alcançar o título carioca com méritos. Antes disso, chamou a atenção quando apontou para o rendimento da derrota no clássico contra o Flamengo, pela Taça Rio, como um dos melhores sob o seu comando. E dias depois, contra o mesmo Rubro-Negro, venceu por 1 a 0 e viu o Glorioso ir à final e ter a partida mais equilibrada.

Tido como galã, Valentim também rouba a cena à beira de campo pela pilha durante os 90 minutos (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Depois do Carioca, Valentim comanda um time que ainda oscila no Brasileiro, muito bem em casa e mal fora. Na Sul-Americana, passou com susto à segunda fase, porém vê a torcida pesar a confiança na competição continental. O trabalho é promissor e tende a ganhar mais confiança dos alvinegros “jogo a jogo”, sendo “ponta firme” – conforme ele se expressa nas coletivas.

– Balanço é positivo (100 dias de Valentim): título carioca, posição intermediária no Brasileiro e temos muito a crescer – sintetizou Marcinho, que, ao lado de Igor Rabello, jogou todos os duelos sob o comando do treinador ex-Palmeiras.

NÚMEROS DE ALBERTO VALENTIM NO BOTAFOGO 

JOGOS – 19

VITÓRIAS – 9
EMPATES – 4
DERROTAS – 6

APROVEITAMENTO – 54,3%

GOLS FEITOS – 23
GOLS LEVADOS – 22

Fonte: Terra