O Botafogo viaja até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, no próximo domingo. Será o primeiro jogo dos gaúchos após a traumática eliminação da Copa Libertadores para o Flamengo, no meio da semana, com derrota por 5 a 0, no Maracanã. O técnico Alberto Valentim, no entanto, não vê o momento emocional do adversário como uma vantagem para o Glorioso. Para ele, o calendário do futebol brasileiro não permite muito tempo de luto

– No Brasil não há tempo de ficar lamentando ou comemorando porque se joga a cada três, quatro dias. A gente tem que ir sabendo que o Grêmio vai estar forte. Vão estar com uma ferida, mas pensando apenas no Brasileiro. É um time forte que vem jogando bem há alguns anos. Eles têm qualidade técnica individual e coletiva muito boa, com um treinador que sabe gerir isto muito bem – avaliou.

O treinador também destacou a importância de uma vitória fora de casa para elevar a moral do grupo e mostrou confiança em um resultado positivo, que aproxime ainda mais o Alvinegro de se livrar do perigo de rebaixamento.

-Nós temos os nossos objetivos. Quanto mais perto você ficar do primeiro, consequentemente com uma vitória você consegue abrir ou manter uma vantagem dos adversários diretos, aqueles que estão mais embaixo na tabela. A gente sabe que vitória é sempre importante para dar mais tranquilidade, elevar o moral. Estamos trabalhando bem esses dias em relação àquilo que precisamos mostrar contra o Grêmio para buscar essa vitória.

Sobre a escalação que vai usar no Rio Grande do Sul, o treinador manteve o mistério, mas deu sinais de que vai priorizar a defesa, sem que tenha que abrir mão de um estilo ofensivo.

– Quando um treinador coloca três volantes ou vai no 4-2-3-1, tirando um volante e deixando o Diego, com um meia de menos poder defensivo, que foi o que fizemos contra o CSA, não quer dizer que o time vai ficar menos ofensivo, dependendo das características que você tem. Ao mesmo tempo, não significa que você vai ficar mais exposto, porque hoje a obrigação defensiva começa com os jogadores da frente. Falo para eles correrem menos, sem deixar de ser um time competitivo, organizado e equilibrado para procurar vencer o Grêmio lá, o que sabemos que é difícil – completou.

O duelo entre cariocas e gaúchos, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro será realizado no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Grêmio. O Tricolor é sétimo colocado, com 41 pontos e busca garantir uma vaga no G-6, que garante uma vaga na Libertadores 2020. Já o Alvinegro, é 13º colocado, com 33 pontos, cinco a mais que o Cruzeiro, o primeiro time no Z-4.

Vote nas enquetes abaixo:

Fonte: Terra