Os dias do Botafogo tem sido lotados de futebol desde o começo da semana. Com treinamentos em horário integral, a pré-temporada do Alvinegro é marcada por trabalhos na academia e no campo anexo do Estádio Nilton Santos. Alberto Valentim, treinador do Glorioso afirma que o tempo de preparo antes dos jogos oficiais é essencial.

– É muito importante porque você começa o trabalho do zero. Os jogadores que permaneceram, aqueles que estão chegando… Há um tempo maior para relembrar aquilo que foi feito no ano passado e precisa ser repetido esse ano. Para aqueles que chegaram, esse tempo de treinamento é para que eles assimilem o mais rápido o possível aquilo que a gente quer, procurando, com os jogadores que permaneceram, acelerar esse tempo de entendimento deles para que, quando começar o Carioca, ainda em um processo de entendimento, fazer um trabalho do zero, na parte física e tática – afirmou, em entrevista à “BotafogoTV”.

Depois da primeira semana voltada no Nilton Santos, a delegação do Botafogo divulgará para o China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santos, de 12 a 24 de janeiro, para a continuação da pré-temporada. Valentim rasgou elogios ao hotel-fazenda, deixando claro que a presença concentrada dos jogadores a todo o instante.

– Temos que aproveitar bem essa oportunidade que a diretoria está nos dando de ir ao China Park. No ano passado, o Botafogo sofreu muito no Carioca em relação a não ter uma preparação com os jogadores se recuperando em um hotel, dormindo e sendo acompanhados com a equipe de nutrição… Então vai ser muito importante aproveitar esses dias para que, no decorrer do campeonato, a gente lembre bem desse esforço que tem sido na preparação do trabalho mais controlado, a alimentação, o sono e a parte forte – analisou.

Apesar dos sete reforços e algumas caras novas vindas das categorias de base, o Botafogo manteve a espinha dorsal do elenco da última temporada. Para o técnico, este número é fundamental.

– A maior parte do elenco permaneceu. Estamos falando de 80% dos jogadores que estavam no ano passado, isso ajuda muito. Eles já conhecem meu trabalho, eu os conheço também. Ajuda muito, além daqueles já estão, para assimilar aos que estão chegando – completou.

OUTRAS FALAS DE ALBERTO VALENTIM:

Evolução física

– Hoje em dia a gente sabe que a parte física é muito importante. Junto com o (Felipe) Capella, a gente tem feito um trabalho sem bola, físico, de força, no campo, e ligado ao trabalho técnico. É para dar uma boa carga física a eles e fazendo os jogadores se reencontrarem com a bola, tendo aquilo do que eu vou querer taticamente.

Objetivo no começo da temporada

– Vamos focar muito no Campeonato Carioca agora. O regulamento te dá a chance de disputar o título. Nosso foco e minha cobrança com os jogadores, e entre eles também, é que nós nos prepararmos para chegar até as semifinais.

Fonte: Terra e Botafogo TV