Numa final bastante disputada no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, o Botafogo acabou derrotado pelo Vasco por 1 a 0 neste domingo e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Carioca Sub-20 – no primeiro jogo, houve empate em 1 a 1 no CEFAT. O goleiro Andrew defendeu um pênalti, mas o Vasco foi campeão graças a um gol de Figueiredo na etapa final.
O primeiro tempo foi bastante estudado. O Botafogo começou criando uma ótima chance com Matheus Nascimento, uma das grandes figuras do primeiro tempo, mas Rafael Navarro acabou não conseguindo concluir. O Vasco teve a melhor oportunidade aos 37 minutos: Gabriel Pec apareceu chutando à queima-roupa e Andrew fez uma defesaça.
O Botafogo inicou o segundo tempo imprimindo um ritmo forte. Logo aos dois minutos, Matheus Nascimento recebeu lançamento de Kayque, avançou e chutou para ótima defesa do goleiro Cadu. Depois, aos cinco minutos, Ênio fez fila na defesa vascaína pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou forte, acertando o lado de fora da rede.
O Vasco respondeu três minutos depois: Laranjeira chuto forte e Wesley salvou com um bloqueio providencial. Aos 15 minutos, o árbito tentou dar uma ajudinha para o time da casa e marcou pênalti de Hugo em Laranjeira que nem a transmissão da VascoTV conseguiu pegar. Na cobrança, Andrew defendeu com tranquilidade e manteve o zero no placar.
O Botafogo pareceu cansar ao longo da segunda etapa e o Vasco foi aumentando a pressão. E conseguiu o gol do título aos 36 minutos: Arthur cruzou da direita e Figueiredo, de cabeça, não deu chances para Andrew. O Glorioso foi para o abafa, chegou a assustar num chute de fora da área de Reydson e numa cabeçada, mas não conseguiu levar a decisão para os pênaltis e ficou com o vice.
Próximos jogos
O Botafogo volta agora as atenções totalmente ao Campeonato Brasileiro Sub-20. Já nesta segunda-feira, o Glorioso recebe o Bahia, às 15h30, no CEFAT, buscando retornar ao G-8. Depois, visita o Palmeiras no dia 20, em Guarulhos, fechando a fase classificatória.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Nivaldo Pereira
Data-Hora: 13/12/2020 – 15h
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
Assistentes: Victor Rangel Leal de Lima e Matheus Coutinho Ferreira dos Santos
Cartões amarelos: Matías, Emerson e Figueiredo (VAS); Wendel e Henrique (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Figueiredo 36’/2ºT (1-0)
VASCO: Cadu; JP Galvão, Menezes, Zé Vitor e Emerson (Arthur – Intervalo); Caio Lopes, Matías (Figueiredo 24’/2ºT) e MT (Marcondes 39’/2ºT); João Pedro, Laranjeira (Marcos Dias 24’/2ºT) e Gabriel Pec (Rodrigo 39’/2ºT) – Técnico: Diogo Siston.
BOTAFOGO: Andrew; Vitor Marinho, Henrique, Wesley e Hugo (Reydson 20’/2ºT); Kayque (Paulo 20’/2ºT), Wendel (Kauê 31’/1ºT) e Romildo (Juninho 20’/2ºT); Ênio, Rafael Navarro e Matheus Nascimento (Vitinho 11’/2ºT) – Técnico: Ricardo Resende.