Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Taça Rio

22/05/21 às 15:05 - São Januário

Escudo Vasco
VAS

X

Escudo Botafogo
BOT

Taça Rio

16/05/21 às 11:05 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Vasco
VAS

Taça Rio

09/05/21 às 18:00 - Nilton Santos

Escudo Nova Iguaçu
NOV

0

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Veja quanto o Botafogo precisa reagir para chegar no G-6 do Campeonato Brasileiro

0 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Hoje, três pontos separam o Fluminense da zona da degola. E seis o afastam do G6, grupo dos que se classificam para a próxima Copa Libertadores. O time que venceu só três dos últimos 15 compromissos no Brasileiro precisa reagir, começando neste sábado, diante do lanterna Atlético-GO, no Maracanã, para subir na tabela e alcançar o objetivo da temporada. A conta parece simples, mas não é. Ao menos 12 clubes pensam do mesmo jeito, com contas mais ou menos complicadas.

Para ficar mais claro. Hoje, o último integrante do G6 é o Sport, com 28 pontos (aproveitamento de 51,8%). Se mantiver esse mesmo rendimento até o final do torneio, a equipe concluirá o Brasileiro com 59 pontos.

Vale citar que desde 2006, quando o Brasileiro passou a ter 20 clubes, a média de pontos do sexto é de 58.

Isso significa que quem quiser ocupar o G6 precisa projetar uma pontuação no mínimo parecida com esses 59 pontos. O caminho não é fácil porque os times que estão do nono lugar (Vasco) para baixo se desgarraram muito da briga.

Por exemplo, o Fluminense. Ele teria de somar 37 pontos para chegar a 59. Em uma conta simples, seria o mesmo que vencer 12 jogos e empatar mais um nas 21 rodadas restantes do Brasileiro. A tempo: o time tricolor e a Ponte Preta tiveram o confronto pela 17ª rodada adiada e por isso tem um jogo a menos.

Mas o aproveitamento necessário para esses pontos (58,7%) é superior ao que o Fluminense fez até agora. A equipe ocupa a 14ª colocação, com 22 pontos. Venceu cinco, empatou sete e perdeu outras cinco.  Ou seja, 43%.

Parece difícil?

Veja só então a situação do Atlético-GO. O lanterna tem apenas 12 pontos. Para chegar aos 59, precisaria somar mais 47 em 20 rodadas. Isso significa, numa conta simples, vencer 15 jogos e empatar duas (78% de aproveitamento). É muito mais do que conseguiu até agora em 19 rodadas. Tem três vitórias, três empates e 12 derrotas, o que representa apenas 22% dos pontos disputados.

O São Paulo, que ocupa a zona de rebaixamento e mira jogar a próxima Libertadores, precisa somar 40 pontos em 20 rodadas (fazer 66,7% dos pontos). Situação que seria facilmente resolvida com 13 vitórias e um empate, por exemplo.  No entanto, o desempenho do time hoje é de 35%.

Veja abaixo as contas do 9º ao 20º colocados para entrar no G6:

*Desempenho somente com base na pontuação que tem de alcançar

Notícias relacionadas
Comentários