A Série B do Campeonato Brasileiro vai chegar a sua última rodada com os classificados para a elite do futebol brasileiro já definidos. Isso, porque na 37ª e penúltima rodada, os integrantes do G4 fizeram o dever de casa e se garantiram na Série. Além do Botafogo, que já havia garantido o acesso, Vitória, Santa Cruz e América-MG deram tchau a segunda divisão neste sábado. Já na parte de baixo da tabela, Macaé, Oeste e Ceará vão tentar se livrar do último rebaixamento.

Na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Vitória venceu o Luverdense-MT por 3 a 0 e garantiu seu retorno à Série A, depois de cair para a Série B no ano passado. Com o resultado o Leão foi a 66 pontos, chegou à segunda colocação. Com a pontuação, o time não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o Bragantino, que chegou aos 60, e permaneceu na quinta colocação, após vencer o 12º colocado Paraná. O Luverdense, por sua vez, ficou estacionado nos 51 pontos e caiu para a 11ª posição.

O Santa Cruz enfrentou o rebaixado Mogi Mirim e não teve piedade. Assim como o Vitória, a Coral venceu logo por 3 a 0 e garantiu o retorno a elite do futebol brasileiro depois de nove anos jogando divisões inferiores. Além do acesso, o Santa ainda se manteve vivo na briga pelo vice-campeonato, já que atualmente tem 64 pontos, dois a menos que o Leão, seu adversário na última rodada. Do outro lado, o Mogi confirmou a lanterna da competição, com apenas 23 pontos.

Diferente dos outros dois companheiros de Série A, o América-MG não teve vida fácil para garantir o acesso. Diante de um Estádio Independência lotado e um adversário em clima de tensão, o time mineiro empatou com o Ceará por 1 a 1. Com o resultado, o Coelho chegou aos 64 pontos e caiu para a quarta colocação, mas não corre mais riscos de sair do G4. . O Ceará, por sua vez, continua no Z4, em 17º lugar com 42 pontos, e terá pela frente um confronto direto com o Macaé, 15º colocado, com 43 pontos.

No Mangueirão, o Paysandu bateu o Criciúma por 1 a 0, chegou aos 59 pontos e subiu para o sétimo lugar. O tigre segue na 13ª posição, com 46 pontos. Sob o mesmo placar, o Náutico venceu o Bahia, mas teve um ponto final no sonho do acesso, já que mesmo chegando aos 60 pontos, ficou a quatro pontos do G4 e só restam três pontos em disputa. O Bahia, permanece em nono, com 59. O 10º colocado CRB empatou com o Sampaio Corrêa, que chegou aos 57 pontos e caiu uma posição, terminando a rodada em oitavo.

Fonte: Futebol Interior