O Botafogo venceu a segunda partida da Taça Ouro neste sábado, em General Severiano. Em duelo de tirar o fôlego, o Fogão virou pra cima de Castro por 3 sets a 2 e ficou a uma vitória do título. Marcelinho, Alex Damião e Robinho foram os grandes destaques do jogo.
Ponto a ponto, as equipes fizeram um primeiro set eletrizante, que poderia resumir o embate. Os paranaenses abriram 10 a 13 quando Mauro Lima pediu tempo e na volta sua equipe fez quatro pontos seguidos. A partir daí, o equilíbrio retornou. Com o jogo empatado em 23 a 23, Robinho apareceu com um bloqueio enorme na saída, botou o Alvinegro em vantagem e na sequência os paranaenses atacaram para fora, decretando a vitória de 25 a 23.
O equilíbrio da partida se mantinha intacto mas o Alvinegro largou na frente na segunda etapa. Marcelinho distribuia com maestria, recuperava bolas, e deixava à feição para os atacantes. Com a parcial em 21 a 19, Reffatti atacou forte, rodou, e ao cair no chão pediu para ser substituído. O time sentiu o momento e os paranaenses venceram por 26 a 24. Ainda abalado, o Botafogo não conseguiu segurar a reação dos visitantes que, em mais uma parcial apertada, fizeram 25 a 23 no terceiro set e viraram para 2 sets a 1.
Na volta, era tudo ou nada para o Glorioso e o time do técnico Mauro Lima correspondeu com entrega máxima. Reffatti voltou para a quadra e o time retomou o equilíbrio nas viradas de bola. Logo no início, Damião teve boa sequência no saque e o time abriu quatro pontos de vantagem. A partir daí, foi administrar a margem com inteligência sob a batuta de Marcelinho, que acionava Robinho, Damião, Reffatti e Thiago com muita segurança. Robinho se agigantava no bloqueio distribuia tocos na ponta e no meio. Enfim, o Botafogo vencia o quarto set por 25 a 23 e forçava o tiebreak.
A torcida, importante durante todo jogo, inflamou de vez no Oscar Zelaya e botou o ginásio para ferver. No embalo, o Glorioso ignorou o cansaço, a pressão e o equilíbrio marcante até ali para dominar completamente o quinto set. Em sua melhor atuação em 2017, Damião foi para a linha de saque e não poupou forças para colocar o Glorioso na frente, Reffati respondeu às ótimas investidas de Marcelinho com precisão e Robinho fechou a porta duas vezes seguidas no meio da rede. De forma tranquila, o Fogão fez 15 a 10 e garantiu a segunda vitória na Taça Ouro.
Destaque do jogo ao lado de Marcelinho, Damião e Robinho, Reffatti exaltou a vitória e o esforço para voltar a quadra mas pediu foco no último jogo do torneio.
– Tivemos uma vitória importantíssima hoje, foi uma excelente partida. Essa torcida foi o sétimo jogador, impressioannte o que eles fizeram aqui e nós temos que agradecer. Tive um estiramento na panturrilha duas semanas, naquela hora tive câimbra, a gente sabia que poderia acontecer alguma coisa. Aconteceu e o Marcelo conseguiu amenizar. Consegui voltar para fazer um bom jogo, foi na garra. Foi na garra e amanhã tem mais!
O Botafogo joga pelo título e acesso à Superliga de Vôlei neste domingo, às 20h, em General Severiano, contra o Corinthians. O time é líder da Taça Ouro com 5 pontos conquistados, enquanto Corinthians tem 4 e Castro 3.