“Eu vim aqui achando que o Maracanã estaria lotado para o Fla-Flu, mas isso não está acontecendo. É uma pena muito grande, é um horário bom para o jogo. Não sei se é por causa do ingresso caro, mas a torcida do Flamengo costumava lotar isso aqui, merecia um estádio mais cheio, assim como aconteceu com o Botafogo na Libertadores.”
A constatação de Mário Jorge Lobo Zagallo sobre os espaços vazios do Maracanã no último sábado reflete a relação do Campeonato Carioca com público nas partidas: decepcionante.
Apenas 15.419 pessoas se aventuraram a pagar ingressos de até R$ 300 para ver a partida, marcada por protestos nas arquibancadas (ver box abaixo). Se o número de torcedores foi considerado baixo por se tratar de um clássico, o Botafogo se viu em uma situação pior.
Após a torcida dar um show no meio de semana contra o Deportivo Quito pela primeira fase da Libertadores, o clube viveu algo completamente oposto contra o Friburguense. Apenas 693 pessoas assistiram à derrota do time comandado por Eduardo Hungaro, o pior público da equipe no torneio. O outro jogo do dia, envolvendo Madureira e Cabofriense, atraiu apenas 290 pessoas.
O efeito pode ser visto nos números: até a quarta rodada, 84% dos jogos do Estadual tinham dado prejuízo.