Após deixar o gramado da Arena do Grêmio antes mesmo do fim do jogo, em que seu Palmeiras – mesmo de novo contando com boa vontade do árbitro – foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, o técnico Abel Ferreira tentou pôr “panos quentes” e evitar qualquer punição futura. O português classificou a arbitragem de Bruno Arleu Araújo (Fifa/RJ) como “hábil”.
– Achei que a arbitragem foi muito hábil, e pronto, futebol é assim. Se a imprensa disser que o que eu disse é que foi por culpa do árbitro, é mentira, vai ser mal intencionado, porque não gosta do Palmeiras nem do técnico do Palmeiras. Não ganhamos o jogo porque não fomos eficazes. Eu falei que a arbitragem foi hábil, só. Basta procurar o significado no dicionário. Não estou dizendo que falhou para mim ou falhou para eles. O que tenho a falar sobre arbitragem é que não é um problema meu, é um problema da CBF e da Comissão de Arbitragem – disse Abel, na entrevista coletiva.
O técnico do Palmeiras ainda criticou a imprensa e evitou que tenha discutido com dirigentes do Grêmio, apesar das imagens da transmissão que mostraram o entrevero.
– Saí naquela falta que o árbitro marcou, foi um minuto antes, nem isso, 30 segundos depois ele acabou o jogo. Não houve nada. Vocês querem criar polêmica, eu entendo, são tantas câmeras, tantos programas de TV, quando não se tem assunto, é preciso criar assunto. O que se passa dentro do campo fica dentro do campo. Não falei com dirigente nenhum, não falei com ninguém. Eu pedi à CBF para tirarem o cameraman do meu lado, sempre escuta o que eu falo, vê tudo o que eu faço… Os protagonistas estão dentro das quatro linhas. Não arranjem confusões. Sei que isso dá likes, dá cliques, seguidores, mas essa é a nossa responsabilidade de perceber o que queremos passar para fora – afirmou.
A derrota para o Grêmio foi o quarto jogo seguido em que o Palmeiras vê um adversário ser expulso – desta vez foi o paraguaio Villasanti. A equipe alviverde parou nos 44 pontos e pode ver o líder Botafogo – que encara o Corinthians nesta sexta, na Neo Química Arena – abrir 10 pontos de distância.