Promessa de apenas 17 anos, prestes a completar 18 em junho, o atacante Guilherme Smith foi negociado pelo Botafogo com o Zorya, terceiro colocado do Campeonato Ucraniano. Ele assinou contrato de três anos.
– Já estava sendo monitorado desde 2019, mas a pandemia acabou complicando um pouco as negociações. Tinha outros clubes também interessados, mas optei por ir para a Ucrânia. Achei que era um mercado bom para estar começando minha carreira na Europa e tenho certeza de que vou fazer a diferença, ser o melhor. O fruto do trabalho lá vai abrir grandes portas pra mim. É tudo diferente na Ucrânia, mas quem quer ser jogador tem que estar preparado para tudo o que vá acontecer na carreira. Quem quer ser o maior, o melhor, precisa ir pra Europa – afirmou Guilherme Smith, ao site “Tribuna de Minas”.
Há quatro anos, o atacante natural de Juiz de Fora chegou ao Botafogo, clube ao qual mostra enorme gratidão.
– Fui para o Botafogo, que me abriu as portas quando eu mais precisava. Fui muito bem recebido, fiz amigos, muitas pessoas me ajudaram. E foi onde eu conquistei muitas coisas, sempre jogando uma categoria acima. O clube foi essencial na minha vida. Fiquei quatro anos lá, muito feliz porque sou botafoguense de coração e, se um dia eu puder voltar, será um prazer – destacou.
O Botafogo manterá 20% dos direitos econômicos de Guilherme Smith, para obter lucro em caso de uma nova negociação.