Apontado como melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro e um dos responsáveis pela defesa menos vazada da competição, Adryelson não foi convocado pelo técnico Fernando Diniz para os primeiros jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias. O programa “F360” da ESPN debateu o tema, e o comentarista Celso Unzelte considerou um erro o jogador do Botafogo não ter sido lembrado.
– Para mim, esse cara não pode ficar fora de lista nenhuma de Seleção Brasileira. São quatro zagueiros, ele não pode chamar o Adryelson? Precisa que todos os quatro saibam sair jogando? Eu convocaria, e talvez até como titular no meu time, porque em certos momentos em que o Dinizismo falha você precisa de um cara ali. Ele é um zagueiro-zagueiro, mas não é aquele de chutão, é um cara muito eficiente – afirmou Unzelte.
O comentarista Eugenio Leal elogiu o zagueiro, mas destacou que o defensor do Botafogo não se eincaixa no modelo de jogo e nas características das quais Fernando Diniz gosta.
– Ele pode (ficar fora), tanto que ficou. É um dos melhores zagueiros em atividade no Brasileiro, tem sido fundamental. Minha leitura é que o Adryelson tem como principal qualidade a ação defensiva, a bola rebatida, a bola aérea, e o estilo de jogo que o Fernando Diniz gosta é de um zagueiro construtor, e o Adryelson não é, é um zagueiro rebatedor. O Diniz precisa de zagueiros que construam, que comecem a troca de passes com segurança, o Botafogo não faz isso, começa pulando essa etapa, já vai para o jogo lá na frente – disse Leal.
– Adryelson é muito bom para a ideia de jogo do Botafogo, que precisa de alguém que sustente defensivamente e tire a bola dali o mais rápido possível. A ideia do Diniz é que o zagueiro vá receber a bola do goleiro, dar um passe, de repente um drible…. Eu entendo pela perspectiva do Diniz a não convocação, mas que ele está fazendo um campeonato espetacular dentro do que o Botafogo precisa, isso é fato – completou o comentarista.