Adversário do Botafogo na estreia no Super Mundial, Seattle Sounders vive crise sobre premiação aos jogadores

Adversário do Botafogo na estreia no Super Mundial, Seattle Sounders vive crise sobre premiação aos jogadores
X/Seattle Sounders

Adversário do Botafogo na estreia no Super Mundial de Clubes, no dia 15 de junho, o Seattle Sounders vive uma crise interna sobre a premiação dada aos jogadores para participar da competição, informa a “ESPN” nesta segunda-feira (2/6).

Os jogadores da equipe norte-americana estão reivindicando uma parte justa do prêmio pela participação e receberam apoio da Major League Soccer Players Association (Associação de Atletas da MLS). O Sounders receberá da Fifa US$ 9,55 milhões (R$ 54,5 milhões).

No último domingo, no jogo contra o Minnesota United pela Major League Soccer (MLS), os jogadores do Seattle Sounders entraram com uma camisa com os dizeres “Club World Cash Grab“, algo que poderia ser traduzido como “Mundial de Clubes: um Negócio Lucrativo”.

As camisas ainda traziam um desenho de um homem com chapéu da MLS levando o dinheiro da Fifa. Além do Seattle Sounders, os outros clubes dos Estados Unidos no Super Mundial são Inter Miami e Los Angeles FC.

Leia o manifesto da Associação de Atletas da MLS:

“A MLSPA e todos os jogadores da MLS se unem aos jogadores do Seattle Sounders que reivindicaram uma parcela justa do prêmio em dinheiro pela participação no Mundial de Clubes. O novo torneio da Fifa sobrecarrega a carga de trabalho cada vez maior dos jogadores, sem levar em conta seu bem-estar físico. Para garantir esse adicional no calendário, Fifa teve que comprometer uma quantia história de premiação para garantir a participação de clubes e jogadores. Como resultado, a MLS receberá vantagem financeira sem precedentes.

Apesar da bonificação inesperada, a liga se recusou a alocar uma parte justa desse fundo aos próprios jogadores. Por meses, os jogadores convidaram a liga, de forma privada e respeitosa, para discutir os termos do bônus, mas a MLS não apresentou uma proposta razoável. Em vez de reconhecer que os jogadores levaram a MLS ao cenário global, a liga está se apegando a disposições obsoletas do Acordo Coletivo de Trabalho e ignorando padrões internacionais de longa data sobre o que os jogadores normalmente recebem em prêmios em dinheiro da Fifa em competições globais.

São os jogadores que tornam o jogo possível. São os jogadores que elevam a MLS ao nível global. Eles esperam ser tratados de forma justa e com respeito.”

Fonte: Redação FogãoNET e ESPN.com.br

Comentários