Advogado português vê Renato Paiva mais preparado para assumir Botafogo após passagem no Bahia: ‘Não vai cometer 90% dos erros que cometeu’

Advogado português vê Renato Paiva mais preparado para assumir Botafogo após passagem no Bahia: ‘Não vai cometer 90% dos erros que cometeu’
Reprodução/Charla Podcast

Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus e que trabalha em um grupo de comunicação em Portugal, acredita que Renato Paiva vai estar muito mais preparado para assumir o Botafogo, depois da passagem do português pelo Bahia em 2023.

Segundo ele, o problema principal de Renato Paiva no Tricolor foi por conta da comunicação. O técnico, de fato, teve alguns episódios marcantes nas entrevistas coletivas, inclusive com bate-boca com um jornalista.

– Ele tem muito conhecimento. A primeira passagem é um aprendizado enorme. Ele não vai cometer 90% dos mesmos erros que cometeu. Eu o vi cometendo muitos. A partir desse momento ele já aprendeu. E tem uma coisa a ver com isso. A comunicação é a segunda área de competência mais importante do treinador e é aquela que não é unicamente delegável a mais nenhum auxiliar, porque é ele que vai estar fazendo todas as coletivas – disse Luís Miguel.

– Todas as declarações saem da boca dele. Quando sai da boca do auxiliar ou de uma outra pessoa, vocês não vão ligar. Quando sai da boca dele, se ele não souber preparar e saber compreender e estudar, não vai dar certo. E ele vai estar num clube que tem um acionista que não é fácil de… que cria muita revolução à volta. Então, vai ter muita pressão à volta do Botafogo e do Textor – completou, ao “Charla Podcast”.

Renato Paiva comandou o Bahia em 51 jogos, com 21 vitórias, 13 empates, 17 derrotas e o título baiano. Depois, em 2024, o português trabalhou no Toluca, do México. Agora, ele assinou com o Botafogo contrato por duas temporadas, válido até dezembro de 2026.

Fonte: Redação FogãoNET e Charla Podcast

Comentários