A torcida do Peñarol (URU) segue presa em 23 de outubro de 2024. Literalmente. Em amistoso neste domingo contra o Colo-Colo (CHI), torcedores levaram uma faixa pedindo “Libertad para Los Pibes”, em referência aos detidos no Rio de Janeiro por confusões promovidas antes do jogo de ida da semifinal da Libertadores-2024, contra o Botafogo. Na ocasião, houve furtos, arruaça, desobediência a autoridades, depredação de estabelecimentos e racismo.
Já houve a goleada do Botafogo por 5 a 0, a classificação com 6 a 3 no agregado e o título da Libertadores, mas a torcida do Peñarol segue no discurso de justiça para seus torcedores. A última atualização é que, dos 23 detidos, 21 foram soltos, mas seguiam impedidos pela justiça brasileira de retornar ao Uruguai.
O jogo entre Peñarol e Colo-Colo, neste domingo, no Campus de Maldonado, na Série do Rio da Prata de 2025, não teve nada de amistoso. Houve discussões, confusões, empurra-empurra e um desfecho inusitado.
O Peñarol fez 11 alterações no intervalo, enquanto o regulamento só permitia sete. O Colo-Colo, contrariado, até aceitou as mudanças, mas a organização não. Em clima tenso, o jogo continuou, teve expulsões, terminou em 1 a 1 no tempo normal e iria para os pênaltis. Contudo, o clube chileno se retirou do campo por conta de todo o ocorrido.
Veja as imagens abaixo:
https://twitter.com/analisefogo/status/1878609881047208430?s=46&t=EYAJH5zOYrHAEdDg2unXkA