Comentarista de arbitragem da “ESPN”, Renata Ruel foi na contramão de outros analistas e afirmou que John deveria ter sido expulso pela mão fora da área no fim do jogo entre Bahia e Botafogo neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP) havia mostrado vermelho para o goleiro, mas o VAR Thiago Duarte Peixoto (SP) recomendou revisão. Após olhar o lance no monitor, Flavio voltou atrás e mostrou cartão amarelo para John.
– A regra fala em impedir uma oportunidade clara de gol ou um gol. Você tem deduções na hora que o VAR chama e sugere revisão. Um zagueiro chegando, a possível direção da bola… Mas qual é a ação do John em relação ao atacante? Ele sai da área e põe a mão na bola tentando impedir um gol ou uma oportunidade clara de gol. Se o zagueiro ia chegar ou não, é dedução – criticou Renata Ruel.
– Para mim, o árbitro tinha acertado em campo e o VAR não deveria ter sugerido revisão. E muito menos o árbitro ter voltado atrás, mantém a decisão de campo. A ação do John em colocar a mão na bola é de tentar impedir um gol ou uma oportunidade clara de gol. O resto ali é dedução. O que aconteceria se o John não toca na bola? Provavelmente poderia ter saído o gol. A gente não consegue dizer se o zagueiro chegaria ou não para impedir esse possível gol – completou.