Analista critica reunião por fair play financeiro e aponta Flamengo como ‘o mais sujo’: ‘Não há preocupação com injustiças, mas com o crescimento do Botafogo’

Joza Novalis
YouTube/Joza Novalis

Analista de futebol, Joza Novalis publicou um vídeo em seu canal criticando a reunião que houve entre clubes para debaterem a criação de um fair play financeiro no futebol brasileiro. Ele acredita que o movimento tem como intenção não melhorar o produto, mas sim atrapalhar o crescimento do Botafogo.

Ele cornetou a maioria dos clubes que participou da reunião.

– A Comissão Nacional de Clubes e a CBF fizeram uma reunião nessa segunda-feira, iniciando um debate para a implementação do fair play financeiro a partir do ano que vem, claramente que não vai ser agora, porque agora Inês já está morta, né. E aí, vejam vocês, dentro das equipes que lá estavam, olha só os times que participaram da reunião. Fluminense, que quando pode, contrata, quando não pode, contrata também. São Paulo, Fortaleza, que eu acho que tem motivos para fazer essas reclamações, sim, mas também precisa entender onde está pisando. Internacional, logo tu, Inter. Internacional, é isso mesmo. Contratou à vontade, contratou um monte de gente, contratou, foi a rodo, querendo estabelecer um debate sobre fair play financeiro no futebol brasileiro. O Vasco da Gama, que está mais pra lá do que pra cá, com uma situação muito difícil, o Vasco com esses debates estranhos aí. Bom, o Vasco, evidentemente, que, neste momento, é uma equipe que não tem tanta condição financeira como outras, mas o curioso disso é que quando também pode contratar, contrata à vontade, nunca teve debate sobre fair play – começou Joza Novalis.

– E aí, os dois aqui que chocam, Palmeiras, quando também pode contratar, contrata à vontade, não está nem aí, não se preocupa nem um pouco em contratar, fazer grandes contratações, quando pode, quando quer. Hoje, nem contrata tanto porque nem sempre precisa e também porque a pegada é outra, na verdade, contratar jovens jogadores, não gastar muito, até porque tem uma canteira espetacular, mas quando também precisou gastar, na história, gastou, formou grandes equipes, enfim, agora também quer debater fair play no futebol brasileiro. E o mais sujo de todos, o Flamengo, aí é de doer. Aí realmente é de doer a alma. Acho que até como uma vergonha alheia, acho que é um pouco isso daí, porque, olha, é terrível o negócio de o Flamengo estabelecer debate sobre fair play no futebol brasileiro – declarou o analista.

Na visão de Joza Novalis, o real objetivo desses clubes é prejudicar o Botafogo e John Textor.

– De onde vem evidentemente todo esse movimento aí para querer estabelecer fair play no futebol brasileiro? Vem do sucesso do Botafogo. Estão aqui, ó, com o Botafogo, estão tentando engolir, mas não estão conseguindo. Então, em virtude do sucesso do Glorioso, querem e tal. É difícil acharem um ponto para criticar, então, vão pegar esse ponto onde? Vão pegar no Textor, vão caçar o Textor. Tudo que ele falar de errado, enfim, é este o ponto. Então, essa questão do fair play é de uma hipocrisia muito grande – cutucou.

– O problema do fair play financeiro é que a sua existência está permeada pela existência em tese de uma injustiça no futebol. Condições que não são iguais para todos. Ora, esse tipo de violência sempre aconteceu no futebol brasileiro. Então, eu acho que esse debate pode ser muito interessante. Acho que podemos sim estabelecer um debate sério sobre o fair play financeiro, nessa perspectiva de que ele funciona como uma injustiça que faz parte do futebol aqui no Brasil. Mas vamos debater outras injustiças também? Por que a gente não tem vontade de debater todas elas também? Por que a gente quer fazer um debate sobre o fair play financeiro? Porque, em teoria, estamos preocupados com a justiça no futebol, com a democracia. Não estão preocupados com nada, coisa nenhuma. Estão preocupados, na verdade, com o Botafogo, entendeu? Não querem que o Botafogo trilhe esse sucesso aí. Não querem que o Botafogo conquiste. Este é o ponto. Não tem nada a ver com a necessidade de colocar a justiça no futebol brasileiro, democratizar as forças no futebol brasileiro e tudo mais e tal. Não há nenhuma preocupação com o final das injustiças no futebol brasileiro. A grande preocupação aqui é o seguinte, tem um clube que está crescendo muito. Não querem que ele cresça. Este clube é o Botafogo. Só que eles vão ter que fazer sabe o quê, gente? Vão ter que engolir. É isso – resumiu.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Redação FogãoNET e canal do Joza Novalis

Comentários