O Botafogo está perto de anunciar a contratação do experiente lateral-direito Damián Suárez, de 35 anos, que já rescindiu seu contrato com o Getafe. O uruguaio é considerado uma das referências do clube espanhol, mas é pouco conhecido no Brasil.
Analista especializado no mercado sul-americano, Joza Novalis detalhou as características do jogador, que atua na liga espanhola há quase 13 anos. E disse que Suárez pode atuar também na esquerda se for necessário.
– É um lateral notoriamente defensivo. Seu grande comprometimento é com as ações defensivas, com o fechamento do campo principalmente pelo corredor lateral direito e em outras situações pelo lado esquerdo, já conseguiu atuar por aquele setor e conseguiu entregar resultados. Acho que tem potencial também para ser explorado como volante defensivo – afirmou Joza Novalis em seu canal no YouTube.
– Quando ele vai com tudo para o ataque, ele vai só na boa. Esse tipo de traço do jogo é que foi responsável por ele não ter migrado por um time maior na Europa, porque em geral há uma valorização do lateral que chegue muito à frente. Quando sobe, cruza muito bem, tem uma média altíssima de aproveitamento nos cruzamentos. Ou seja, ele sobe pouco, mas quando sobe costuma ser participativo e decisivo – continuou.
Joza Novalis considerou a aposta do Botafogo em Damián Suárez como interessante e relevou a idade avançada do jogador, que foi chamado pela primeira vez para a seleção principal do Uruguai já aos 33 anos.
– É um lateral com muito boa recuperação de bola, muito marcador, quebra tudo pela frente, não permite que o jogador passe por ele, ou é o jogador ou é a bola, pode ser muito útil ao Botafogo. Está com 35 anos, mas esteja talvez no seu melhor momento da carreira, apesar de ter 2023 não ter sido tão legal. Acho que pode ser uma contratação interessante – concluiu Joza.