Renato Paiva começou a trabalhar esta semana no Botafogo e vai tentar aos poucos implementar sua filosofia. Apesar de dizer que não pretende fazer “mudanças radicais” do que foi construído por Artur Jorge, o novo técnico alvinegro é fã do chamado “jogo posicional”.
Em entrevista ao “GE”, Higor Santos, analista de desempenho e ex-assistente do FC Juárez, que enfrentou Renato Paiva duas vezes no México, explicou como é o estilo de jogo que o novo treinador do Glorioso gosta.
— O Jogo de Posição é uma forma de se organizar com a bola no ataque que foi popularizada através do sucesso de Pep Guardiola. Consiste em ocupar bem o campo e utilizar a posse de bola a partir dessas posições para chegar até a meta do adversário. Além de uma maneira de se comportar em organização ofensiva, é uma cultura de jogo onde o treinador trabalha com a informação para educar o jogador a entender as situações do jogo ao ponto de ele tomar as próprias decisões de forma guiada, descobrindo-se e tendo autonomia e liberdade para se mover pelo campo dentro desses espaços. Renato Paiva trabalha com sua equipe à essa maneira, normalmente se adaptando às características dos jogadores que tem em mãos e se ajustando ao adversário – explicou Higor.
Outro ponto que Renato Paiva gosta de ver em suas equipes é a participação do goleiro na construção, segundo o analista contou.
— [O Toluca de Renato Paiva] Era um time que costumava jogar num 4-2-3-1, e que fazia muito uso dos laterais atuando em amplitude e explorando os lados do campo em simultâneo, pois tinha jogadores de ataque com características de participar no corredor central. Fazia uso constante dos passes curtos e gostava de jogar sob pressão na saída desde o goleiro, pelo fato de contar com um arqueiro muito qualificado com os pés que era o Tiago Volpi – completou Higor.