O primeiro treinador que o Botafogo buscou após a saída de Artur Jorge foi André Jardine, no começo de 2025. Houve conversas, mas o treinador optou por permanecer no América-MEX. Em entrevista ao programa “Futbol Picante Noche“, da “ESPN“, ele explicou o motivo.
– Foram dias de muita reflexão. Não esperava um convite desse porte tão rápido. Realmente aconteceu. No primeiro contato, deixei claro que havia uma cláusula de rescisão fortíssima com o América, se o Botafogo não estivesse de acordo em pagar nem avançaríamos em nenhum tipo de conversa. Era uma cláusula de US$ 3 milhões, me parecia bastante alta, não creio que um clube do Brasil tenha pago essa importância por um treinador. Me surpreendi que mostraram que isso não seria problema. A partir daí, inclusive por respeito à instituição Botafogo e a seu dono John Textor, uma pessoa importante no futebol, escutei um pouco o projeto, suas ideias, o quanto me viam nesse projeto. Pedi dias para pensar e saber o que seria melhor para minha carreira e minha vida. Me sentia muito feliz no América, como me sinto, e pensando comigo e com a minha família, fiquei com a sensação que ainda não terminamos o que viemos fazer aqui – afirmou André Jardine.
– Não quero ser desses treinadores com muitos clubes na carreira. Admiro o Klopp, que tem dois ou três clubes, encerrou sua carreira com muito tempo em cada clube. Creio que o mais importante são os vínculos que fazemos com tudo, dirigentes, jogadores, torcedores, isso requer tempo. Vamos viver bons momentos, outros nem tanto, mas valorizo bastante essa sinergia, o que estamos construindo no América. Isso tem valor maior do que uma proposta maior de salário e tempo de contrato. Vamos ver se consigo cumprir o contrato, não é tão simples, às vezes as coisas te movem, principalmente quando vêm valores do futebol árabe. Mas não quero me distanciar dos meus valores, me parece o mais correto para fazer na carreira – completou.
O Botafogo segue em busca de um novo técnico, entrevistou nomes como Roberto Mancini e Tite, e deve avançar em breve para propostas.