Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Após adiamentos, STJD marca para sexta julgamento de John Textor que pode suspender acionista do Botafogo por até 27 meses

Por: FogãoNET

- Atualizado em

Após adiamentos, STJD marca para sexta julgamento de John Textor que pode suspender acionista do Botafogo por até 27 meses
Vítor Silva/Botafogo

Após alguns adiamentos, a 5ª Comissão Disciplinar do STJD marcou para a próxima sexta-feira (13/12) o julgamento de John Textor, acionista da SAF do Botafogo, por conta das denúncias de manipulação de resultados que fez no Campeonato Brasileiro de 2023.

Inicialmente, Textor seria julgado no dia 12 de setembro, mas a sessão foi adiada porque o relator Lucas Brandão deu mais prazo para que o empresário respondesse aos questionamentos. O julgamento foi remarcado para 30 de outubro e novamente adiado, desta vez por um pedido dos auditores para terem mais tempo de analisar as respostas.

Textor foi denunciado pela Procuradoria do STJD cinco vezes no artigo 243-F do CBJD (ofensa à honra contra Ednaldo Rodrigues, Palmeiras, São Paulo, Fortaleza e o árbitro Braulio da Silva Machado) e uma vez no artigo 221 (dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito).

Somadas, as punições ao acionista da SAF do Botafogo podem chegar a 810 dias de suspensão – ou cerca de 27 meses – e multa de até R$ 600 mil. Em julho, o então relator Mauro Marcelo de Lima e Silva pedia suspensão por seis anos e multa de R$ 2 milhões.

O inquérito que apura as denúncias de John Textor foi aberto após pedidos da Procuradoria do STJD, do Palmeiras, do São Paulo, do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e da Abrafut (Associação Brasileira dos Árbitros do Futebol).

A Procuradoria considerou que Textor publicou texto no dia 1º de abril afirmando que o jogo Palmeiras 5×0 São Paulo, pelo Brasileiro de 2023, foi manipulado por ao menos cinco jogadores do Tricolor, “sem apresentar provas substanciais e com base em uma empresa de inteligência artificial”.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários