Depois de anunciar um amistoso contra o Botafogo no próximo dia 3 de dezembro, no Selhurst Park, em Londres, o Crystal Palace publicou em seu site uma reportagem destacando a relação do futebol inglês com o futebol brasileiro. John Textor, investidor dos dois clubes, compartilhou o artigo em suas redes sociais:
“O futebol realmente une as pessoas. Adorei esse artigo no site do Crystal Palace, compartilhando pensamentos com os torcedores do Palace sobre os torcedores brasileiros“, escreveu Textor.
O Crystal Palace entrevistou André Moritz, brasileiro que atuou pelo clube inglês e também vestiu as camisas de Fluminense e Avaí, entre outros, para tentar entender essa relação. Será a primeira vez que o Palace enfrenta um brasileiro desde 1961, quando recebeu o Bangu em um amistoso no Selhurst Park.
– O Brasil é realmente emocionante. Como na Inglaterra, é o mesmo aqui e na Turquia (onde Moritz também jogou). Poderíamos comparar esses três países: as pessoas são tão apaixonadas por seu clube de futebol que fariam quase qualquer coisa por ele – disse o ex-jogador.
Na reportagem, o Crystal Palace lembrou alguns pontos que ligam os dois países no futebol, além de lembrar do sucesso da Premier League entre os brasileiros.
“O futebol britânico ocupa um lugar único no imaginário brasileiro. Os escoceses introduziram o esporte no país nos anos 1800, quando imigrantes que trabalhavam na construção de uma ferrovia em São Paulo começaram a jogar. O escocês Thomas Donohoe organizou a primeira partida de futebol do Brasil, marcando um campo em Bangu em abril de 1894“, diz um trecho.