Eliminado da Libertadores-2024, o Peñarol apelou. O clube uruguaio denunciou supostos “atos ofensivos e discriminatórios” de torcedores do Botafogo, o que fez a Conmebol abrir investigação. A informação é do site “GE” nesta quarta-feira (13/11).
A reclamação uruguaia é que, no jogo da volta da semifinal, disputado em Montevidéu, botafoguenses fizeram gestos de mãos algemadas em referência aos mais de 200 torcedores do Peñarol que foram detidos no Rio de Janeiro por confusões e/ou crimes cometidos.
A Conmebol já notificou o Botafogo, que até o dia 18 de novembro para apresentar defesa. O caso pode acarretar em multa de até US$ 100 mil (cerca de R$ 579 mil), pelos seguintes artigos.
- Artigo 12.2. e.: Utilizar gestos, palavras, cantos, objetos ou outros meios para transmitir qualquer mensagem imprópria em um evento desportivo, particularmente se for de natureza política, ofensiva ou provocativa;
- Artigo 15. Discriminação: 2. Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionado com uma multa de pelo menos 100 mil dólares. Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de 400 mil dólares.