O Barcelona é a grande referência de Renato Paiva. O técnico do Botafogo, que chegou a estagiar com Guardiola, planeja o estilo de jogo parecido com o do clube espanhol para a temporada 2025. Em entrevista à Conmebol, ele contou suas ideias.
– Em questões de metodologia, não há muitas diferenças. O treino é muito no sentido tático, no sentido de ensinar, não de ensinar, de passar o jogo ao jogador, de fazer o jogador compreender aquilo que nós queremos. E o maior e melhor veículo é o treino, não há outro, seja em vídeo, seja no campo. E aí a escola é muito parecida, é um treino quase sempre com bola, todos os exercícios têm um conceito tático, depois há detalhes entre um jogo às vezes um bocadinho mais defensivo, um bocadinho mais de espera e de jogar na transição – explicou.
– Eu vou falar do meu, o meu tem um bocadinho um sentido mais posicional, OK, de sermos protagonistas. E aí acho que todos os que passaram por aqui quiseram isso, ter bola, ser protagonista e tudo mais. A minha visão do jogo tem muito a ver com a questão posicional, o jogo posicional que eu bebi quando estive em Espanha, quando estive em La Masia. Eu digo sempre que há um treinador antes de ir a Barcelona e depois de ir a Barcelona, estagiar com o Barcelona, com o Guardiola e com o centro de formação do Barcelona – completou.
Renato Paiva tem até o momento sete jogos pelo Botafogo, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Nesta quarta-feira (23/4), o time alvinegro enfrenta o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores.
🧠🇵🇹 O estilo Renato Paiva! Assim o português pretende ajustar o campeão da CONMEBOL #Libertadores.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 23, 2025
🖤 @Botafogo ⭐️ #GloriaEterna pic.twitter.com/Nv3XPtxMqC