Bastos impressionou pela grande atuação na vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro foi uma barreira intransponível, ganhou todas as disputas e ainda começou a jogada do gol alvinegro. Ele foi tema de debate no “Seleção SporTV”.
Os debatedores admitiram surpresa com fase espetacular o zagueiro angolano.
– De vez em quando lembro do nosso querido Raphael Rezende, que hoje trabalha na estrutura do Botafogo, uma vez falou para mim “tem um angolano que o Botafogo contratou e está preparando, vai entrar, vocês vão ver que jogador”. Aí ele entra e vai mal, tudo dá errado para ele – lembrou Carlos Eduardo Lino.
– Na reta final do Botafogo em 2023, eu achava o Bastos tecnicamente horroroso. O momento do Botafogo levou a gente a ter julgamentos ruins sobre atletas, inclusive o Marlon Freitas, que estava mal e hoje está jogando o fino. Ele eu já tinha visto jogar. Confesso que não imaginava ver o Bastos se tornar, se não o melhor, um dos melhores zagueiros do Campeonato Brasileiro – afirmou André Rizek.
– Ele é muito rápido, a noção espacial é absurda, não é alto, mas a explosão dele… Tem 33 anos, zagueiro que eu pouco conhecia, Lazio investiu nele, era um jogador que prometia, mas não imaginávamos que pudesse entregar tanto. Que jogador. O gol sai dele pela puxada de bola dele, ao reiniciar a jogada. Sensacional. Está fazendo campeonato de ouro mesmo – completou Carlos Eduardo Lino.