Xingado pela torcida do Botafogo após o empate com o Goiás no Estádio Nilton Santos, Bruno Lage vive um momento turbulento no clube. O aproveitamento do Glorioso no Campeonato Brasileiro-2023 caiu pela metade desde que ele assumiu a equipe alvinegra.
Segundo os números mostrados pela ESPN, o Botafogo tinha 86,7% de aproveitamento no Brasileirão com Luís Castro e o interino Cláudio Caçapa, com 13 vitórias e duas derrotas em 15 jogos. Com Bruno Lage, o aproveitamento é de apenas 43,3%: três vitórias, quatro empates e três derrotas.
O desempenho ofensivo também caiu (a média de gols estava em 1,73 por jogo antes, e com Lage está em 1,4), ao mesmo tempo que o Botafogo sofre quase o dobro de gols em média (0,47 com Castro/Caçapa, 0,9 com o atual treinador).

Para piorar a situação, o Botafogo é apenas o 16º colocado no segundo turno do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos em seis jogos. Apenas Cuiabá (4 pontos) e o lanterna Coritiba (3) fizeram menos pontos do que o líder nesta segunda volta.
O Botafogo está a quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, mas conseguiu manter a vantagem de sete pontos na liderança nesta rodada em virtude dos tropeços dos rivais. O Red Bull Bragantino é o novo vice-líder, com 45 pontos.
