O árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz justificou na súmula de Vasco 2 x 0 Botafogo, realizado nesta quinta-feira (16/2) no Maracanã, as expulsões do zagueiro Adryelson e do lateral-direito Rafael, ambas no primeiro tempo do clássico pelo Carioca-2023. Apesar do jogo tumultuado, o juiz não fez nenhuma observação complementar.
“Aos 11 minutos da 1ª fase, expulsei do campo de jogo com cartão vermelho direto o Sr. Adryelson Shawann Lima Silva (…) por evitar uma clara e manifesta oportunidade de gol, parando seu adversário na entrada da área penal de seu campo de defesa“, escreveu Yuri Elino, sobre a primeira expulsão.
“Aos 52 minutos da 1ª fase, Expulsei do campo de jogo com cartão vermelho direto o Sr. Rafael Pereira da Silva (…) por desferir socos em direção ao seu adversário, Sr. Rodrigo Alves de Holanda Santos (…), atingindo-o em seus braços, cometendo assim uma conduta violenta. Cabe ressaltar que o jogo estava paralizado (sic)“, assim relatou o segundo cartão vermelho.
Além dos cartões amarelos para Adryelson e Carli, que estavam em campo, e para Igo Gabriel, o técnico Luís Castro e o auxiliar João Brandão, no banco de reservas, o juiz também mostrou amarelo para o atacante Matheus Nascimento, após a partida, quando alguns jogadores foram reclamar da atuação da arbitragem.
Expulsos, Adryelson e Rafael desfalcarão o Botafogo contra o Flamengo, dia 25, e pode pegar um gancho no TJD-RJ, já que toda expulsão gera uma denúncia da Procuradoria do órgão. A situação do lateral tende a ser mais complicada, por ser classificada como “conduta violenta”.