Qual a relação de Artur Jorge com a torcida do Botafogo? O treinador campeão brasileiro e da Libertadores em 2024 deixou o clube no início de 2025 rumo ao Al-Rayyan e reencontrou os botafoguenses em sua visita recente ao Rio de Janeiro, nas férias. Ele tem a impressão que há dois tipos de sentimento.
– Ficou muito (uma ligação forte). Quando você sai, se despe da camisa do Botafogo, mas parte da estrela fica colada a nós. Eu tenho recebido muito carinho aqui. Tenho o máximo respeito, sobretudo pela torcida do Botafogo, que tem sido sempre muito leal e correta comigo – disse Artur Jorge, ao site “GE”.
– Eu percebo que pode ter uma fração dessa torcida com alguma mágoa pela saída. Já disse que eu próprio também tenho, então como eles poderiam não ter? Aquilo que fica é a referência de um ano histórico, marcante para todos nós. Um ano em que vivemos juntos momentos inesquecíveis, impagáveis, que são de grande peso histórico – adicionou.
O treinador português se esquivou de responder se apenas uma volta dele pode curar esses torcedores.
– Eu acho que cada um poderá lidar com isso de formas diferentes. Não há uma fórmula para que aconteça. Pelo lado positivo, gosto de pensar naquilo que fica, e que não será mais apagado, que é o nome da equipe de 2024, aqueles que fizeram parte, o nome da primeira equipe a conquistar uma Libertadores para o Botafogo. Os momentos mágicos que vivemos – pontuou.
– Isso é o que vai prevalecer, ficar na memória. Todo o resto são momentos que são mais facilmente deixados para trás, porque a vida nos obriga a isso também. E que nós possamos ser, dentro de uma positividade que se merece, e que eu acho que o Botafogo tem que ter, até para quebrar um bocadinho do contraciclo que às vezes nós ligamos à cultura botafoguense. Precisamos ser muito positivos, ambiciosos e determinados na busca de sucessos, e isso se consegue com referências ganhadoras. Esta equipe de 2024 será sempre uma das equipes, provavelmente, a mais ganhadora da história do Botafogo, portanto, aquela que será uma referência maior para as gerações futuras – finalizou.