Com roubo da arbitragem, que anulou um gol legal no fim, o Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 neste sábado, na Arena MRV, e conheceu a terceira derrota seguida na temporada. O Glorioso viu a distância na liderança do Campeonato Brasileiro cair de dez para sete pontos ao fim da 23ª rodada (veja a classificação no fim do texto).
O Botafogo começou o jogo um pouco melhor que o adversário, mas o Atlético-MG logo equilibrou as ações. O primeiro tempo, no entanto, não foi bom tecnicamente, e os donos da casa conseguiram chegar com perigo apenas nas bolas paradas. O Glorioso, nem isso.
Aos dez minutos, Maurício Lemos cobrou falta (que não existiu) e Lucas Perri fez grande defesa no alto. Aos 29, Pavón bateu falta lateral e o goleiro botafoguense defendeu de novo. No fim, aos 40, o Atlético-MG teve um escanteio e Paulinho, livre, cabeceou para fora.
O Botafogo precisou mexer no intervalo, já que Lucas Perri sentiu dores na lombar. Gatito Fernández entrou e teve que trabalhar. Aos 11 minutos, o Atlético-MG chegou bem pelo meio, Paulinho invadiu a área e finalizou e o goleiro alvinegro se esticou e fez defesa importante, evitando que o placar fosse aberto.
Bruno Lage foi trocando as peças ofensivas, mas o Botafogo seguiu tendo muitas dificuldades para criar, com Eduardo apagadíssimo. E o Atlético-MG conseguiu abrir o placar, aos 35. Pedrinho lançou de longe, Paulinho recebeu na frente de Di Placido, avançou e conseguiu tocar entre Gatito e a trave: 1 a 0.
Aos 44 minutos, o Botafogo balançou a rede, mas teve seu gol roubado pela arbitragem. Diego Costa pegou a sobra após uma bola rebatida por Maurício Lemos, mas o bandeirinha deu impedimento na origem da jogada, quando o atacante alvinegro sequer participa. E o VAR nem chamou. Roubo escancarado, no dia seguinte a uma vitória do Palmeiras em que o clube paulista foi muito ajudado.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo joga novamente fora de casa na próxima rodada, quando enfrenta o Corinthians, sexta-feira (22/9), às 20h, na Neo Química Arena, em Itaquera. Depois, o Glorioso recebe o Goiás, dia 2 de outubro, às 20h, no Estádio Nilton Santos, com ingressos já à venda para sócios-torcedores.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Arena MRV
Data-Hora: 16/9/2023 – 21h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Renda e público: R$ 2.401.663,00 / 31.729 pagantes / 26.302 presentes
Cartões amarelos: Mariano e Zaracho (CAM); Di Placido (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Paulinho 35’/2ºT (1-0)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Pedrinho (Réver 45’/2ºT); Pavón (Patrick 45’/2ºT), Alan Kardec (Zaracho 27’/2ºT) e Paulinho – Técnico: Luiz Felipe Scolari.
BOTAFOGO: Lucas Perri (Gatito Fernández – Intervalo); Di Placido (Janderson 39’/2ºT), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luis Henrique 21’/2ºT), Tiquinho Soares (Diego Costa 21’/2ºT) e Victor Sá (Matías Segovia 29’/2ºT) – Técnico: Bruno Lage.