Áudios mostram hesitação do VAR sobre possível expulsão de Di Placido em Athletico-PR x Botafogo e impaciência de Vuaden

Áudios mostram hesitação do VAR sobre possível expulsão de Di Placido em Athletico-PR x Botafogo e impaciência de Vuaden
Reprodução/CBF TV

A CBF disponibilizou os áudios do diálogo entre o árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS) e a equipe do VAR, que recomendou revisão para uma possível expulsão de Di Placido, do Botafogo, por falta fora da área em Christian, do Athletico-PR, logo no começo do jogo realizado na última quarta-feira, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. A infração não foi marcada no campo e o jogo seguiu sem cartões.

Toda a confusa ação deixou o jogo paralisado por quatro minutos. O árbitro de vídeo Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS) tentou contato via rádio com Vuaden, mas não fica claro se o árbitro consegue ouvir, a ponto do quarto árbitro, Lucas Paulo Torezin (PR), ter tentado ajudar. No diálogo, Bins mostra certa hesitação sobre recomendar a revisão.

– Tem um possível DOGSO (sigla em inglês para “deny an obvious goal scoring opportunity”, que significa “impedir uma chance clara de gol”) fora da área. Tem que recomendar para revisão, OK? OK, concordam? – pergunta Bins para os demais membros da cabine do VAR.

– Tem o DOGSO fora da área, ok? Vou recomendar a revisão. Ok, pessoal? – repete Bins.

Vuaden então, aparentando impaciência com a demora, toma a iniciativa de ir até o monitor e pede as imagens.

– Prepara as imagens que eu tô indo lá. Prepara as imagens que eu quero ver. Está demorando muito! Eu quero ver – diz Vuaden.

Na cabine, o diálogo acontece entre o VAR, Daniel Nobre Bins, e Vuaden. O árbitro do jogo mantém a decisão de campo, apesar da insistência de Bins.

Bins: “Vou te mostrar o momento da infração para que tu analise um possível DOGSO, ok? A falta acontece fora da área”

Vuaden: “Tá, beleza. Está tentando dominar a bola. Vai lá, velocidade normal… Pode ir. (…) Bins, Bins, mantenho a decisão de campo. Estou voltando pro campo”.

Bins: “Possível DOGSO do momento do contato, ok?”

Vuaden: “Não, não, não! Ele puxa a bola pra dentro, coisa e tal. Não, tranquilo. Não configura. Vambora, tá? Vambora!”

O vídeo pode ser acessado aqui.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários