Chegou a hora! O Botafogo começa nesta quarta-feira (21/2) seu grande desafio na temporada e estreia na Libertadores-2024 diante do Aurora (BOL), às 21h30, no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, no duelo de ida da segunda fase preliminar.
De volta à principal competição do continente após seis anos fora, o Botafogo se classificou por ter terminado no quinto lugar no último Campeonato Brasileiro. Apesar da expectativa alta, o clima é de pressão devido aos maus resultados recentes no Carioca.
O Glorioso vem de derrota para o Vasco por 4 a 2 e, para piorar, ainda teve uma coletiva um tanto quanto desastrada do técnico Tiago Nunes, que precisou se explicar depois. Além do próprio Aurora, a altitude de 2.600m de Cochabamba é outro fator complicador.
O Botafogo ainda tem muitos problemas por lesão e viajou sem jogadores importantes, como o goleiro John e os pontas Luiz Henrique e Jeffinho. A tendência é de que Tiago Nunes repita o time que iniciou o clássico do último domingo, mas com Marlon Freitas no lugar de Danilo Barbosa.
✖️ Desfalques do Botafogo
Patrick de Paula (lesões ligamentares no joelho esquerdo), Rafael (lesão no tendão patelar do joelho esquerdo), John (lesão na coxa direita), Jeffinho (lesão na coxa direita), Jacob Montes (cirurgia no pé direito), Luiz Henrique (lesão na panturrilha esquerda) e Pablo (dores na coxa).
🔍 O adversário – Aurora
O Aurora avançou para a segunda fase preliminar no sufoco, segurando um empate heróico em 1 a 1 com o Melgar, no Peru, com dois jogadores a menos, após ter vencido o primeiro jogo, em Cochabamba, por 1 a 0. Esta é a apenas a terceira participação do clube boliviano na história da competição, depois de 1964 e 2009. A equipe se classificou por ter terminado em terceiro na tabela acumulada do Campeonato Boliviano.
Enquanto o Botafogo já vem atuando desde a metade de janeiro, o Aurora fará apenas o terceiro jogo em 2024, já que o Campeonato Boliviano só começa no próximo fim de semana. A equipe está descansada, mas com bem menos ritmo. Para o jogo desta quarta, o experiente técnico Mauricio Soria não terá o zagueiro Robles e o atacante Blanco, expulsos no Peru. O argentino Michelli e o brasileiro Serginho, de 39 anos, devem ser os substitutos.
🎟️ Ingressos
O Aurora manteve os preços do primeiro jogo, contra o Melgar, e espera um grande público. Os bilhetes custam entre 60 bolivianos (R$ 43) e 100 bolivianos (R$ 71). O clube não divulgou informações sobre ingressos para a torcida visitante, tampouco disponibilizou um link para venda online.
📺 Onde assistir a Aurora x Botafogo
A partida terá transmissão apenas na ESPN (TV por assinatura), GE (internet), Globoplay e Star+ (streaming). A TV Globo não vai exibir o jogo.
📋 Arbitragem
A Conmebol designou uma arbitragem do Chile para o jogo de logo mais. Apita a partida Cristián Garay, de 34 anos, auxiliado por Alan Sandoval e Gabriel Ureta. O VAR terá no comando Fernando Vejar, com Benjamín Saravia como assistente.
FICHA TÉCNICA
AURORA X BOTAFOGO
Estádio: Félix Capriles
Data-Hora: 21/2/2024 – 21h30
Árbitro: Cristián Garay (CHI)
Assistentes: Alan Sandoval (CHI) e Gabriel Ureta (CHI)
VAR: Fernando Vejar (CHI)
Onde assistir: ESPN, Globoplay, Star+ e GE
AURORA: Akólogo; Amarilla, Luis Barboza e Michelli; Ballivián, Alaniz, Darío Torrico, Sejas e Jair Torrico; Reinoso e Serginho – Técnico: Mauricio Soria.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Savarino, Tiquinho Soares e Victor Sá – Técnico: Tiago Nunes.