Com dois belos gols, o Botafogo mostrou força, venceu o Bahia por 2 a 1 nesta segunda-feira (24/4), na Arena Fonte Nova, e conquistou a segunda vitória em dois jogos no Campeonato Brasileiro-2023. Além do Glorioso, vice-líder no saldo de gols, apenas o Fluminense tem seis pontos ao fim de duas rodadas (veja a classificação no fim do texto).
Foi a quinta vitória seguida do Botafogo no ano e o décimo jogo seguido sem derrota para a equipe de Luís Castro. O Glorioso vive grande fase, neste começo para valer de temporada.
O jogo
O Bahia tomou a iniciativa de atacar desde o começo do primeiro tempo, mas o Botafogo se defendia bem e buscava sair nos contra-ataques. Everaldo finalizou duas vezes nos primeiros minutos, sem perigo para Lucas Perri. Depois, aos 22, Ademir teve melhor condição para finalizar, mas chutou para fora.
Em sua primeira finalização, o Botafogo conseguiu abrir o placar. Aos 28 minutos, o baiano Júnior Santos pegou a bola no lado direito ainda na intermediária, partiu para dentro, tabelou com Tiquinho Soares, limpou o zagueiro e chutou de perna esquerda, com a bola desviando na defesa e matando o goleiro Marcos Felipe. Belo gol e 1 a 0!
Com a vantagem no marcador, o Botafogo mantinha até certo ponto o controle do jogo, mas o Bahia conseguiu empatar aos 41 minutos, numa falha do sistema defensivo alvinegro. Chávez cruzou da esquerda com liberdade, a bola passou por toda a área, Jacaré dominou, cortou Victor Sá e chutou para deixar tudo igual em 1 a 1.
O jogo caiu um pouco no segundo tempo, com o Bahia perdendo ímpeto ofensivo. Júnior Santos, num forte chute, levou perigo aos seis minutos. O time da casa só foi assustar novamente aos 28 minutos, numa saída rápida que terminou com finalização de Biel e grande defesa do goleiro Lucas Perri.
Aí prevaleceu a maior qualidade técnica do Botafogo. Tchê Tchê recebeu a bola, tabelou com Tiquinho Soares e acertou um lindo chute de fora da área, vencendo o goleiro Marcos Felipe, aos 32 minutos: 2 a 1. Dois minutos depois, Di Placido quase fez o terceiro, mas o goleiro do Bahia caiu no cantinho e espalmou.
Nos minutos finais, o Botafogo se segurou bem e conseguiu levar mais três importantíssimos pontos para o Rio de Janeiro. FOGO!
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira (27) para encarar o Ypiranga-RS, às 19h30, no Nilton Santos, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil – o Glorioso tem vantagem após vencer o primeiro jogo por 2 a 0. Depois, domingo (30), o Alvinegro faz o clássico contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Arena Fonte Nova
Data-hora: 24/4/2023 – 20h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Renda e público: R$ 787.124,00 / 27.427 pagantes / 27.822 presentes
Cartões amarelos: Biel (BAH); Tiquinho Soares e Di Placido (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Júnior Santos 28’/1ºT (0-1), Jacaré 41’/1ºT (1-1) e Tchê Tchê 32’/2ºT (1-2)
BAHIA: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, David Duarte (Danielzinho 38’/2ºT) e Rezende; Jacaré, Acevedo (Kayky 38’/2ºT), Yago Felipe (Diego Rosa 28’/2ºT), Cauly e Chávez; Ademir (Biel 15’/2ºT) e Everaldo (Arthur Sales 28’/2ºT) – Técnico: Renato Paiva.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio – Intervalo), Victor Cuesta e Rafael; Danilo Barbosa (Marlon Freitas 24’/2ºT), Lucas Fernandes (Tchê Tchê 16’/2ºT) e Eduardo; Júnior Santos (Matías Segovia 24’/2ºT), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique 16’/2ºT) – Técnico: Luís Castro.