O Botafogo acertou a trave duas vezes, contou com defesaças de John no fim e ficou no empate em 0 a 0 com o Bahia neste domingo (25/8) na Arena Fonte Nova. O resultado tira o Glorioso (47 pontos) da liderança do Campeonato Brasileiro, já que o Fortaleza derrotou o Corinthians no Castelão e foi a 48 – e com um jogo a menos (veja a classificação no fim do texto).
A próxima partida do Botafogo é justamente contra o Fortaleza, sábado que vem, no Estádio Nilton Santos. A equipe alvinegra terá uma semana para se preparar depois de uma verdadeira maratona de jogos.
O jogo
O Botafogo fez um primeiro tempo até certo ponto equilibrado, apesar de não ter conseguido finalizar com perigo ao gol defendido por Marcos Felipe, muito em função das falhas no terço final, com erros no penúltimo passe. As peças ofensivas alvinegras não estavam inspiradas.
O Bahia, por sua vez, só conseguiu finalizar com relativo perigo em dois chutes de fora da área que passaram perto da trave, primeiro com Jean Lucas, aos cinco minutos, e depois com Cauly, aos 19. O goleiro John, por exemplo, não fez nenhuma defesa.
A partida, truncada, poderia ter ganhando outro contorno se o árbitro Ramon Abatti Abel fizesse seu trabalho corretamente. Aos 24 minutos, Jean Lucas deu com o braço no rosto de Marlon Freitas, mas o juiz só deu cartão amarelo – e o VAR, Igor Junio Benevenuto, fingiu que não viu nada e não recomendou revisão.
O Botafogo voltou muito melhor para o segundo tempo e conseguiu criar boas chances. Aos quatro minutos, Thiago Almada recebeu de Matheus Martins, invadiu a área e rolou atrás para o camisa 37, que finalizou de frente para o gol, mas o chute acabou bloqueado por Gabriel Xavier. Logo depois, Igor Jesus finaluizou cruzado e Marcos Felipe conseguiu desviar.
Aos 11, o Glorioso chegou de novo. Marlon Freitas soltou uma bomba de fora da área, Marcos Felipe conseguiu tocar e a bola explodiu no travessão. O Bahia assustou com Thaciano, de voleio, aos 16. Mas, cinco minutos depois, o Botafogo acertou mais uma vez a bola na trave, desta vez com Igor Jesus de cabeça, após cruzamento de Marlon Freitas.
A pressão do Botafogo continuou, mas a bola teimava em não entrar. Aos 28 minutos, Almada cobrou falta, Bastos cabeceou e Marcos Felipe espalmou meio que no susto. No lance seguinte, cobrança de escanteio para o Glorioso, Igor Jesus cabeceou e o goleiro do Bahia salvou de novo.
O Bahia, por sua vez, também aumentou a pressão no fim, e aí apareceu John. Aos 37 minutos, após bola jogada na área, Thaciano apareceu sozinho de frente para o gol, mas o goleiro do Botafogo salvou com o braço esquerdo, numa defesa simplesmente espetacular. Logo depois, John saiu de forma providencial em finalização de Jean Lucas. Nos acréscimos, John mais duas vezes, em chutes de Santi Arias e Lucho Rodríguez.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (31/8) para encarar o Fortaleza em briga direta pela liderança, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela 25ª rodada. Depois, o calendário pausa para a data Fifa, e o Glorioso só volta a campo no dia 14 ou 15 de setembro para receber o Corinthians, novamente no Niltão.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Arena Fonte Nova
Data-Hora: 25/8/2024 – 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa/MG)
Renda e público: R$ 1.406.959,50 / 40.198 presentes
Cartões amarelos: Jean Lucas, Caio Alexandre, Marcos Felipe e Santi Arias (BAH); Gregore, Marlon Freitas, Lucas Halter e Marçal (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: –
BAHIA: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende 39’/2ºT), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Lucho Rodríguez 28’/2ºT); Thaciano (Iago Borduchi 39’/2ºT) e Everaldo (Rafael Ratão 28’/2ºT) – Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO: John; Tchê Tchê, Lucas Halter, Bastos e Marçal (Hugo 47’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa 47’/2ºT) e Thiago Almada (Óscar Romero 47’/2ºT); Luiz Henrique, Igor Jesus (Carlos Alberto 39’/2ºT) e Matheus Martins (Tiquinho Soares 18’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.