Garfado, jogando com um a menos durante todo o segundo tempo após uma expulsão injusta de Gregore, o Botafogo foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0 com um gol no fim nesta quarta-feira (7/8), na Arena Fonte Nova, e deu adeus à Copa do Brasil-2024 nas oitavas de final. O Glorioso agora foca no Campeonato Brasileiro, no qual é líder, e na Libertadores, que terá na semana que vem o início do mata-mata.
O jogo
O Botafogo começou o jogo muito bem e, logo aos quatro minutos, já assustou com Luiz Henrique, que arrancou do campo de defesa e acabou chutando para fora. O Bahia errava muito, e o Glorioso tinha espaços, mas também acabava se equivocando na criação. A melhor oportunidade saiu dos pés do estreante Thiago Almada. O argentino inverteu o jogo, Savarino cruzou, mas Marcos Felipe conseguiu tocar com a pontinha do dedo e tirou a chance de Luiz Henrique, livre, conseguir finalizar.
O jogo mudaria de figura por conta da arbitragem, que mais uma vez operou o Botafogo. Nos acréscimos do primeiro tempo, o VAR Daniel Nobre Bins chamou o árbitro Rafael Rodrigo Klein para revisar no monitor a disputa no alto entre Gregore e Santiago Arias. E, condicionado pelos árbitros que ficam no ar condicionado no Rio, Klein decidiu por expulsar o volante alvinegro, alegando que o jogador atingiu o rosto do lateral tricolor. Revoltante.
Almada foi sacrificado no intervalo, sendo substituído por Danilo Barbosa, para recompor o meio. E, mesmo com um a menos, o Botafogo teve chances de abrir o placar no segundo tempo. Aos sete minutos, Igor Jesus teve grande oportunidade após jogada de Savarino, sozinho, mas dominou no peito e deu tempo da marcação chegar e atrapalhar, finalizando por cima. Quatro minutos depois, Mateo Ponte chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado, por impedimento, após chute de Savarino.
Com o relógio andando e em inferioridade numérica, o Botafogo foi cansando e o Bahia, crescendo no jogo. O time da casa foi criando chances, e o Glorioso foi se segurando como pode. John fez duas grandes defesas, primeiro em chute desviado de Biel, aos 13, e depois ao chegar abafando na finalização de biquinho de Thaciano, após toque de peito de Everton Ribeiro.
Já perto dos acréscimos, o Bahia conseguiu furar a defesa do Botafogo. Após John tentar um bola lançada na direita, o time da casa recuperou, Biel virou o jogo, Everton Ribeiro enfiou e Luciano Rodríguez finalizou cruzado: 1 a 0. E foi isso.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo se volta agora novamente para o Campeonato Brasileiro e enfrenta o Juventude no próximo domingo (11/8), às 11h, no Estádio Alfredo Jaconi. Depois, o Glorioso abre as oitavas de final da Libertadores diante do Palmeiras, quarta que vem (14/8), no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Arena Fonte Nova
Data-Hora: 7/8/2024 – 19h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Renda e público: R$ 1.202.669,50 / 36.549 pagantes / 36.812 presentes
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Luciano Rodríguez e Everton Ribeiro (BAH); Thiago Almada, Alexander Barboza e Bastos (BOT)
Cartões vermelhos: Gregore 47’/1ºT (BOT); Rafael Ratão 51’/2ºT (BAH)
Gols: Luciano Rodríguez 41’/2ºT (1-0)
BAHIA: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (De Pena 38’/2ºT), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Biel 10’/2ºT); Thaciano (Luciano Rodríguez 26’/2ºT) e Everaldo – Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Óscar Romero 43’/2ºT), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan 23’/2ºT) e Thiago Almada (Danilo Barbosa – Intervalo); Luiz Henrique (Carlos Alberto 30’/2ºT), Igor Jesus e Savarino (Tchê Tchê 30’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.